30 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Materiais didáticos desenvolvidos por estudantes de Pedagogia são apresentadas à comunidade acadêmica

Mostra foi exposta no átrio do Bloco A do campus Santa Terezinha

Quem passou pelo átrio do Bloco A pôde conferir o resultado dos trabalhos desenvolvidos com as acadêmicas da 4ª fase de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), durante as aulas do Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI), ministrado pela professora Marinez Panceri Colzani. A mostra de materiais didáticos voltados à educação inclusiva reuniu além das próprias criações das estudantes, uma ficha técnica, relatando a competência da Base Nacional Comum Curricular implícita na proposta, bem como as habilidades que serão desenvolvidas pela criança. Na ficha também estava disposto para qual idade o trabalho era indicado e quais as possíveis adaptações para outras idades e contextos.

“Por se tratar de um recurso visual, o material didático construído é fundamental para a aquisição de várias habilidades, tais como:  análise, síntese, coordenação visomotora, leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico, pensamento criativo, autoconfiança,  comunicação,  autonomia,  interação, autoria, entre outras, *tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material orienta professores e alunos no dia a dia das aulas, por meio dos conceitos teóricos, propostas de atividades, informações complementares e elementos interativos que otimizam o aprendizado. Os materiais produzidos pelas estudantes, quase todos jogos, se torna de fundamental importância por trazer um referencial teórico vinculado à experiência prática”, elucida a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI)

Os trabalhos foram realizados e orientados nos encontros do Componente Curricular Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI). “O referido componente curricular tem por objetivo inserir o estudante no contexto educativo desde o início do curso, incentivando a prática para investigar e refletir a realidade, além de ser a unidade articuladora das unidades de aprendizagem de cada eixo de formação”, complementa a professora Marinez.

A acadêmica Monica Fischer Bianchini foi uma das estudantes que usou sua criatividade para criar um material didático inclusivo. “Aproveito a oportunidade para registrar a minha gratidão e satisfação com a Instituição UNIFEBE, envolvendo a coordenação e os professores, em especial, a docente Marinez Panceri Colzani que, com o trabalho produzido em sua aula, trouxe-nos conhecimento, informações, companheirismo, responsabilidade e muito crescimento pessoal”, destaca a estudante.

Os trabalhos ficaram expostos à comunidade acadêmica no átrio do Bloco A. Confira as fotos da Mostra de Pedagogia:

Curso de Engenharia Química promove desafio em Semana Acadêmica
Semana Acadêmica

Curso de Engenharia Química promove desafio em Semana Acadêmica

08 de dezembro de 2017
Acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE conhecem proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen
Pedagogia

17 de abril de 2023