notícias colégio
Notícias
14 de julho de 2023

Materiais informativos sobre temas jurídicos são produzidos por acadêmicos de Direito da UNIFEBE

Trabalhos produzidos serão disponibilizados para a comunidade regional e serão disponibilizados em sites

Em uma iniciativa inovadora, acadêmicos de Direito das 1ªs, 3ªs, 5ª e 7ªs fase da UNIFEBE desenvolveram neste semestre, uma série de materiais com o objetivo de informar o público sobre situações jurídicas inovadoras relacionadas aos conteúdos de cada componente curricular pertinente à área de estudos jurídicos e humanistas. O trabalho busca não apenas orientar os estudantes na integração do conhecimento adquirido, mas também disponibilizá-lo para a comunidade regional. A atividade fez parte da Curricularização da Extensão 2023.1 do curso.

Orientados pelas professoras Anna Lúcia Mattoso, coordenadora do curso, Samantha Stacciarini, coordenadora da Curricularização, e professores das disciplinas, os alunos receberam a missão de aproximar o conhecimento aprendido em sala de aula da sociedade, produzindo materiais práticos e informativos. “Com esse trabalho, os acadêmicos puderam investigar o conhecimento jurídico aliado às necessidades sociais da região onde estão inseridos. Também desenvolveram atividades de interação com base em pesquisas visando à troca e construção de novos aprendizados entre estudantes e comunidade com um viés jurídico e humanista”, comenta a professora Mattoso.

Ainda de acordo com a coordenadora, a iniciativa busca reduzir a lacuna de informação que muitas vezes existe entre os profissionais do direito e o público, permitindo que os cidadãos tomem decisões informadas e se engajem de forma mais ativa no sistema jurídico.

Os materiais produzidos serão divulgados em mídias digitais como o site da OAB Subseção Brusque e da Rádio Araguaia, podendo ser acessados por meio de um QR Code. Entre os temas dos trabalhos estão: “Contratos Eletrônicos na Era Digital”, “O Patrimônio Digital e a Herança Digital”, “Técnicas para Mediação e Solução de Conflitos”, “O Acesso Humanizado À Justiça Digital por meio do Poder Judiciário” e “Citação Eletrônica de acordo com a Lei 14.295/1”.

A acadêmica Bruna Benvenutti desenvolveu um trabalho sobre técnicas de mediação. Ela considera a iniciativa uma oportunidade de aprimorar habilidades práticas, como a capacidade de pesquisa, análise crítica e argumentação jurídica. “Foi uma atividade que nos incentivou a pensar de forma mais ampla sobre a nossa responsabilidade como futuros profissionais do Direito”, afirma.

A Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

“É esse integrar cursos e componentes curriculares que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja facilmente aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, destaca o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Amparados por professores de diversas disciplinas, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, proporcionam essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

FEBE Divulga Balancetes do Terceiro Trimestre de 2013
UNIFEBE

FEBE Divulga Balancetes do Terceiro Trimestre de 2013


01 de outubro de 2013
Matrículas abertas para o Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio no Colégio UNIFEBE
Destaque

Matrículas abertas para o Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio no Colégio UNIFEBE


27 de setembro de 2022
Guabiruba realiza cadastro para transporte universitario

Guabiruba realiza cadastro para transporte universitario


11 de fevereiro de 2010
Skip to content