Proporcionar conforto e alento às crianças e aos adolescentes, atendidos pelo Serviço de Atenção a Vítimas de Violência Sexual (SAVS) foi o intuito da campanha realizada durante o mês de novembro pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFEBE.
“A ideia da campanha surgiu devido a uma demanda que nos foi apresentada pela nossa orientadora da Liga, a doutora Bárbara Giordani Gamba, sobre a necessidade de brinquedos para as crianças atendidas pelo SAVS. Nosso objetivo foi beneficiar diretamente esse público, arrecadando brinquedos que pudessem dar um pouco de alento e alegria durante o atendimento”, explica a acadêmica de Medicina da UNIFEBE e presidente de Liga Acadêmica, Keyla Lima Pellegrini.
A estudante esclarece que os brinquedos têm um papel essencial na recuperação de crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, pois servem como instrumentos terapêuticos, auxiliando na expressão de sentimentos difíceis de verbalizar, na reconstrução da sensação de segurança e no resgate de vivências próprias da infância, muitas vezes interrompidas pelo trauma.
No total, foram arrecadados e doados ao serviço mais de 130 brinquedos. “A mobilização da comunidade acadêmica e externa mostrou o quanto ações simples podem gerar impacto real. Estar envolvida em um projeto que une cuidado, empatia e responsabilidade social reforça o papel do médico para além do consultório. Participar dessa campanha me fez compreender, na prática, a importância da humanização no atendimento e de olhar cada paciente em sua totalidade, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade”, completa a acadêmica.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, o engajamento das Ligas Acadêmicas com demandas reais da sociedade já transformou centenas de realidades. “Em ações como essas, não somente as crianças e adolescentes são beneficiados, mas também nossos estudantes que desenvolvem um olhar cidadão para além de suas futuras profissões”.