Com o intuito de ressignificar o conhecimento na sua articulação com o dia a dia e buscar uma visão mais holística foi apresentado na UNIFEBE na sexta-feira, 29 de junho, o livro “Educação e Interdisciplinaridade: pensamento crítico no Ensino Superior”.
A obra, disponível na plataforma digital, é resultado de pesquisas e reflexões desenvolvidos desde 2016 pelo Grupo de Pesquisa “Educação e Interdisciplinaridade”, criado por professores da UNIFEBE. O livro integra o trabalho de dez docentes e conta com artigos divididos em cinco capítulos. Um comitê científico de professores convidados de universidades públicas colaborou na revisão do material.
O organizador do projeto, professor Leandro Marcelo Cisneros, destaca que a obra busca aprofundar os estudos e ampliar repertórios epistemológicos para pensar e discutir Educação e seus desafios no século XXI, além de incentivar os acadêmicos a se engajar na produção cientifica.
Segundo ele, a originalidade dos textos fala sobre a importância da dinamicidade dentro de uma perspectiva interdisciplinar. São necessárias novas visões da inter e transdisciplinaridade.
Para o professor Claudemir Aparecido Lopes, criador do Grupo de Pesquisa, o livro traz um novo olhar sobre o processo educativo contemporâneo. Conforme ele, o conhecimento foi fragmentado e a educação no ensino superior é apresentada na “forma de caixinhas, individualmente”.
— É preciso ressignificar o saber e buscar visões holísticas, instigar a inter-relação e a conexão nos vários aspectos do conhecimento — enfatiza Lopes.
Educação e Interdisciplinaridade: pensamento crítico no Ensino Superior pode ser acessado no E-book.