Até o dia 5 de setembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, recebe a exposição de fotos do centenário de Ayres Gevaerd, que foi apresentada pela primeira vez no Museu Histórico e Geográfico Vale do Itajaí-Mirim(Casa de Brusque) e deve retornar para lá, ficando exposta até o final deste ano. Paralelamente à mostra de fotos, acontece a exposição de bicicletas antigas.
A exposição de fotos do centenário de Ayres Gevaerd mostra a trajetória do brusquense nascido em 1912. Ele foi um dos idealizadores da Sociedade Amigos de Brusque, criada em 4 de agosto de 1953. Considerava-se um historiador autodidata, escreveu diversos textos, crônicas e participou das edições da revista “Notícias de Vicente Só”. Contribuiu para a preservação da história e da memória de toda a região do Vale do Itajaí Mirim.
A mostra de bicicletas é uma forma indireta de homenagear a memória de Ayres Gevaerd, uma vez que as bicicletas tem história, fizeram história e são veículos vinculado à vida dos brusquenses, principalmente, nas décadas de 1950 a 1970. Estão expostas 14 bicicletas do início do século passado, sendo que a mais antiga, uma Diamant, data de 1927. São modelos alemães e suecos. As marcas expostas são Wanderer, Dürkopp, Diamant, Centrum , Husqvarna e Prosdócimo. As bicicletas pertencem a Ricardo J. Engel , Adécio Gamba e Ismar Maffezzolli.
Um dos colecionadores das bicicletas, o professor Ricardo J. Engel, afirma que com a coleção foi possível resgatar uma pequena dimensão da história do transporte individual em Brusque, porque várias das bicicletas pertenceram a pessoas daqui e foram utilizadas por décadas para as atividades de trabalho e lazer.
A exposição está no átrio da UNIFEBE, no campus Santa Terezinha, a entrada é gratuita e pode ser visitada das 8h às 12h e das 13h às 22h.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicação por: Assessoria de Comunicação Social