03 de outubro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Movimentação de Cargas foi tema do desafio da 6ª edição do Hands-On

Competição entre equipes foi realizada no dia 28 de setembro.

Com um olho no tempo e outro no desempenho dos protótipos, os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e os estudantes do Colégio Universitário de Brusque concluíram o desafio da 6ª edição do Hands-On.

No sábado (28), o auditório do Bloco C foi palco da competição entre as equipes, que tiveram dois minutos para transportar de um ponto a outro o maior número de massas, passando por uma elevação vertical de 200 mm e uma distância horizontal de 150 mm.

Com o tema Movimentação de Cargas, o maior desafio desta edição foi o tempo. Os estudantes tiveram uma semana para desenvolver o projeto, escrever um artigo técnico com as especificações do protótipo, fazer um livro de projetos, com os desenhos técnicos e montagem em 3D e produzir um vídeo de apresentação do protótipo, contextualizando a proposta.

A coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, professora Susan Thiessen, lembra que além da criatividade para a criação do protótipo, dos mecanismos utilizados, design e especificações técnicas, as tarefas diárias também foram avaliadas. “Como em uma empresa, eles tiveram um cronograma de trabalho e todos os dias entregavam parte das exigências, como projeto conceitual e preliminar”.

Igor do Santos Roik é acadêmico da 8ª fase, e destaca que a cada edição do Hands-On é um novo aprendizado. “Neste semestre nossa equipe aprendeu a importância de ter um segundo plano e de fazer um cronograma, pensando em alternativas. Como no mercado de trabalho, precisamos estar bem preparados para possíveis imprevistos”.

Os trabalhos apresentados foram avaliados por uma banca avaliadora composta por professores e, como na última edição, egressos do curso. Para o engenheiro mecânico e avaliador, Gerson Costa Júnior, os projetos demonstraram muita eficiência. “O Hands-On faz os acadêmicos terem ainda mais ciência da responsabilidade do papel deles na sociedade. Do quão importante é pensar na segurança do equipamento e no que ele pode oferecer para as pessoas que irão utilizá-lo”.

De acordo com Thiessen, este foi mais um Hands-On que vai entrar para a história do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE. “Tivemos soluções bem interessantes. Uma das equipes conseguiu carregar mais de 2,5 kg de massa em dois minutos. Acredito que o Hands-On é uma proposta prática que desafia o acadêmico a gerenciar não só um projeto, mas suas emoções. Ele aprende a lidar com momentos de crise, um dos quesitos fundamentais para o profissional da atualidade”.

Antes de premiar o grupo vencedor, resta ainda uma avaliação. As equipes têm até dia 15 de outubro, para somar o maior número de curtidas nos vídeos de apresentação, produzidos durante o projeto. Os vídeos foram postados nas redes sociais oficiais da UNIFEBE, e o engajamento da publicação vale 10% do peso na nota final.

Formatura de Direito

02 de agosto de 2005
Segundo Resultado do Processo Seletivo Especial Unifebe – Comunicado PROEnG nº 01/07

08 de fevereiro de 2007