O Núcleo de Inteligência Artificial (Niasi) da UNIFEBE obteve mais uma importante conquista neste final de semana. O artigo “Bloom’s Taxonomy-Based Approach for Assisting Formulation and Automatic Short Answer Grading”, na tradução literal para o português — Uma Abordagem Baseada na Taxonomia de Bloom para Auxiliar a Formulação e a Correção Automática de Questões Discursivas — foi aprovado no XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), um dos mais relevantes da América Latina em Informática na Educação.
O artigo foi aceito na principal trilha do evento: Aspectos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos na construção de Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem – plataformas e arquiteturas, com conceito final máximo por um dos avaliadores e conceito muito bom pelo segundo, totalizando uma média de 4,5 para um total possível de 5,0.
O professor doutor Aluizio Haendchen Filho, pesquisador e coordenador do Niasi, explica que o SmartCor, de que trata o artigo, é uma solução inovadora, sem similar no mercado do Brasil. Segundo ele, permite construir e corrigir de forma automática questões objetivas e discursivas, assim como elaborar provas, utilizando a taxonomia de “Bloom” como um dos fundamentos para a elaboração de questões e para auxiliar a correção automática, embasada em técnicas de Inteligência Artificial
— A solução faz parte de uma Suíte de 3 produtos da Edutec para a área educacional. Com duas patentes já registradas (SmartX – Corretor Inteligente de Textos) e (SmartGrade – Corretor Automático de Redações), os procedimentos para registro de patente do SmartCor estão em andamento — enfatiza.
O pesquisador destaca que a Edutec trabalha com inteligência Artificial (Computação Cognitiva, Aprendizado de Máquina, Processamento de Linguagem Natural, dentre outras) para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas educacional e empresarial.
— Na área Educacional, as três soluções despertaram interesse dos maiores grupos educacionais do Brasil. Na área de Business, temos dois projetos em andamento com duas grandes empresas brasileiras localizadas em Santa Catarina, com potencial imenso de comercialização em larga escala — salienta Haendchen Filho.