30 de abril de 2010

Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe completa 15 anos

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou na noite da última quinta-feira, dia 29, uma cerimônia alusiva aos 15 anos de atividades do Núcleo de Prática Jurídica. Acadêmicos, professores, egressos e administração superior prestaram uma homenagem ao Núcleo que desde o dia 1º de abril de 1995, vem ampliando suas atividades no intuito de melhor atender à comunidade carente, propiciando aos alunos a prática da atividade profissional.

A coordenadora do curso de Direito, Thaís Vandresen, destacou que não existe ensino jurídico desvinculado da prática forense. Segundo ela, somente através da prática orientada, as universidades qualificarão de forma transformadora o potencial de seus alunos. Ela destacou o trabalho realizado pela equipe do Núcleo durante esses 15 anos, tendo como coordenador o professor Luiz Elias Valle.

O professor Nilo Munaretti fez uma apresentação do trabalho do Núcleo de Prática Jurídica. Ele explicou que o órgão é uma extensão do curso de Direito, que desempenha um importante papel no eixo acadêmico social, como espaço de aperfeiçoamento, de formação jurídica dos alunos, preparando-os com conhecimentos práticos, baseados numa relação entre teoria e prática.

O atendimento realizado no Núcleo é destinado a pessoas carentes, com renda máxima de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário residir na esfera geográfica da Comarca de Brusque, que abrange os municípios de Brusque, Botuverá e Guabiruba.

Segundo Munaretti, a maioria das pessoas que buscam o auxílio no Núcleo de Prática Jurídica procura atendimentos relacionados, principalmente, a questões ligadas à esfera familiar. Além disso, também se busca orientação em questões de ordem sucessória, na esfera possessória e no âmbito da justiça criminal. Ele salientou que em algum momento do curso, todos os acadêmicos passarão pelo Núcleo.

Relatórios do Núcleo de Prática Jurídica indicam que desde a sua instalação foram abertos mais de 7.000 protocolos. Calcula-se que são realizados pelo menos 250 atendimentos por mês e que, por ali já passaram mais de 600 alunos que desenvolveram atividades decorrentes do objetivo de cada disciplina de estágio supervisionado, resultando em aproximadamente 2.000 peças ajuizadas, mais de 2.000 processos sentenciados, com 2.500 audiências realizadas. Atualmente, tramitam no Fórum, 350 processos.

O egresso do curso de Direito, Wendel Laurentino, deu um depoimento sobre sua trajetória, a importância do curso e do Núcleo em sua carreira profissional. Formado em 2006, ele disse aos acadêmicos que o conteúdo repassado no Núcleo é de grande valia: "Tudo o que um advogado irá viver no início de sua carreira implica em práticas que são explicadas e ensinadas de forma minuciosa no Núcleo. Desejo que vocês aproveitem as lições que o curso tem a oferecer, pois a advocacia é uma profissão bonita, que proporciona autonomia e gratificação".

O presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, Jean Carlos Taboni, prestou uma homenagem ao coordenador do Núcleo. Valle preencheu o primeiro protocolo de atendimento e a primeira procuração, há 15 anos, e segue à frente de todas as atividades. Na seqüência, o professor e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/ Subseção de Brusque, Ricardo Vianna Hoffmann, presenteou Valle com uma placa de homenagem da Unifebe.

O professor Valle agradeceu a todos pelo reconhecimento e garantiu que enquanto lhe for concebida a oportunidade, seguirá trabalhando no Núcleo, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e na formação de profissionais pautados em uma perspectiva humanista.

A reitora, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, agradeceu e parabenizou a equipe do Núcleo de Prática Jurídica, desejando que todos os acadêmicos de Direito desfrutem das práticas lá realizadas e que as tome como base para a construção de uma vida profissional de êxito.

Fotos: http://www.unifebe.edu.br/galerias/galeria.php?id=659

Texto: Natália Uriarte Vieira