13 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

O papel do estilista no mercado de trabalho é tema de bate-papo sobre Moda e Negócios

Acadêmicos de Design de Moda conversaram com três profissionais sobre a realidade da profissão.

O que realmente acontece no mercado de trabalho e como é o dia a dia de um estilista foi o tema do bate-papo realizado entre os acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE e as estilistas Magali Kreich, Sarita Romão Delangelo Bastiani e Maira Boni. A conversa foi mediada pela professora Alini Cavichioli, na segunda edição do projeto Moda e Negócios.

Durante o bate-papo, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o processo criativo das estilistas, os desafios dessa área no mercado de trabalho e um pouco mais sobre a evolução profissional de cada uma delas.

A designer Sarita Bastiani é egressa da primeira turma de Design de Moda da UNIFEBE. Ela que atualmente está à frente do estilo da Chuá, retorna à universidade para compartilhar com os estudantes sua experiência.

“Fiquei muito feliz em participar, pois como eles, eu também já estive na universidade cheia de sonhos e ansiosa por saber que viriam muitos desafios. Para os universitários é muito válido ter esse momento de troca de experiências, pois muitos glamourizam a moda, mas no dia a dia em uma confecção não é assim. No entanto, ao ouvir nossos relatos eles puderam perceber que para quem realmente ama moda, o trabalho é gratificante e recompensador”, reafirma Sarita.

Para a professora idealizadora do projeto, o intuito do Moda e Negócios é apresentar aos acadêmicos as possibilidades da profissão. “Por meio de um bate-papo descontraído, nossos estudantes de todas as fases tiveram a oportunidade de conhecer a atuação do estilista em diversas áreas dentro da Moda, já que uma abordou a atuação com foco em produção de jeans, moda feminina e pijamas”, complementa Alini.

A conversa com as profissionais serviu de inspiração para os novos alunos do curso. Andreina Steinheuser é acadêmica da 1ª fase, e mesmo tendo contato com a costura desde criança, ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir dentro da Moda. “Conversar com pessoas experientes que falam sobre a realidade da profissão é realmente inspirador. Saímos da roda de conversa com a certeza de que há muito o que aprender sempre, e que honestidade e simplicidade são os maiores pontos para o crescimento nesta área”, destaca Andreina.

As convidadas

Sarita é formada em Design de Moda pela UNIFEBE e já trabalhou como desenhista de estampas na Colcci, estilista na AMC e na KFK. Maira faz a direção criativa e o gerenciamento da marca Áreazul Jeans e Magali atualmente é a estilista da Lua Luá Pijamas.

Representantes do Centro Acadêmico de Psicologia são eleitos entre os estudantes do curso
Psicologia

22 de agosto de 2022
Acadêmicos da UNIFEBE visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu com óculos de realidade virtual