24 de julho de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

“O poder” é tema de debate que integra diferentes cursos na UNIFEBE

Evento é aberto à comunidade e será realizado de 6 a 10 de agosto

Com o objetivo de promover reflexão sobre as correlações políticas e sociais da disseminação dos saberes como forma de manutenção ou profanação dos poderes, será realizado de 6 a 10 de agosto, das 19h às 22h, no campus Santa Terezinha, o — UNIFEBE DEBATE: o Poder. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Organizado pelo curso de Publicidade e Propaganda e pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Cultura (NPCC), o UNIFEBE DEBATE foi criado com a ideia de ser um evento semestral, com uma temática multidisciplinar e que integra diferentes cursos ao longo das noites.

O coordenador de Publicidade e Propaganda, Rafael Zen, explica que o tema “poder” foi escolhido a partir de uma ótica pós-foucaultiana da relação entre a constituição dos saberes e a manutenção dos poderes no âmbito social. Michel Foucault foi filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário.

— Os textos de Foucault nos ajudam a compreender as relações existentes entre poderes que nem sempre são escancarados. O sociólogo tem uma metáfora que ele chama de Poder Disciplinar: o sujeito como pastor e ovelha de si mesmo. Penso que o papel da universidade e do conhecimento seja de formar um pensamento crítico em busca de melhores condições sociais e humanas. É para isso que o evento surge: para socializar os saberes e tornar o crescimento teórico em algo comunitário — enfatiza Zen.

Conforme o coordenador, o debate só acontece de forma plena quando pensado de maneira multidisciplinar. É importante que mais áreas sejam instigadas pelas proposições teóricas e provocações que os debatedores trarão para a discussão.

— Penso que seja a riqueza de vozes que o evento proporciona. Serão 15 debatedores em cinco dias de evento, que debaterão questões fundamentais para o crescimento acadêmico e pessoal de nossa comunidade. Ao optar pela visão pós-foucaltiana, também trazemos para Brusque reflexões que são do âmbito contemporâneo —  destaca.

Informações no e-mail: publicidadeepropaganda@unifebe.edu.br ou pelo telefone: 3211-7215 ou 3211-7218.

* Educação e Poder

– O Eu e o Outro na Educação | Luana Alves

– A Invenção da Escola: o Tempo e o Espaço do Poder | Gicele Cervi

– A Universidade no século XXI: Novas Realidades | Wellington Lima Amorim