Uma noite dedicada à orientação profissional oportunizou aos acadêmicos da 4.ª fase um momento de interação com o psicólogo Tiago Fernandes Oliveira. O profissional do Instituto Federal Catarinense (IFC) abordou os fundamentos práticos das intervenções, com exemplos de atuação voltados ao público adolescente.
A acadêmica Ana Mayra Kohler, salienta a didática adotada pelo palestrante ao abordar temas que a turma já havia trabalhado em sala de aula, de maneira teórica. Segundo ela, a conexão entre os formatos além de conectar com a futura profissão, serviu de incentivo para a implantação de projetos que forneçam recursos para um processo de tomada de decisão mais consciente, com autoconhecimento e conhecimento de mercado.
“Trabalhar com a orientação profissional, principalmente na adolescência, fase tão cheia de decisões, acredito que seja um desafio, mas que traz grandes resultados, com potencial de transformar a vida desses jovens”, descreve.
A prática também é destacada pela acadêmica Tayze Tenório, que classifica o autoconhecimento, o olhar interno e a busca por novas experiências como essenciais no desenvolvimento. Ela afirma que a palestra ofereceu aos acadêmicos diretrizes práticas e reflexivas para a futura atuação profissional.
Para ela, a forma como o palestrante demonstrou a importância da orientação profissional na vida dos jovens foi um dos elementos que mais despertou a atenção, especialmente, para os casos em que há demandas por informações sobre o ingresso no ensino superior e expectativas. “Esses são cenários recorrentes, principalmente entre pessoas de baixa renda, o que torna a atuação do psicólogo nesse campo ainda mais relevante”, avalia. “A orientação profissional, como foi apresentado, pode ser um verdadeiro divisor de águas ao oferecer estratégias claras e apoio para ajudar os jovens a traçarem objetivos, construírem seu futuro e ampliarem suas possibilidades”, afirma
Conforme a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, a aproximação dos acadêmicos com experiências profissionais vinculadas a projetos de referência no município e estado é importante para a formação dos futuros profissionais. Para ela, essa conexão entre teoria e prática enriquece o aprendizado.
“Quando os profissionais que estão atuando no mercado de trabalho, com a área da orientação profissional, vêm à sala de aula para o debate e a apresentação dos projetos, se torna mais fértil e até mais prático todo o ensinamento exposto na sala de aula”, define.