Na noite de quarta-feira, 20, o diretor da Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral ministrou uma palestra com o tema “A Educação Física e a Emergência na Educação Formal e não Formal”. O evento foi promovido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Amaral contou um pouco de sua trajetória profissional dando ênfase para a fase atual que é direcionada para a área de Defesa Civil, ressaltando que devido as suas atividades atuais não consegue se dedicar tanto à Educação Física. Seu trabalho como diretor da Defesa Civil exige dedicação exclusiva, inclusive ressaltou que a cidade encontra-se em alerta, pois durante o dia choveu o equivalente a 60 mm quando no mês todo de março a média fica entre 140 e 160 mm, portanto estava de prontidão para qualquer chamado emergencial.
Durante a palestra, Amaral ressaltou as noções de percepção de risco que podem ser prejudicadas pela desatenção e a dispersão. E que situações de emergência e urgência podem surgir a qualquer momento. “O profissional de Educação Física deve estar atento para essas situações de risco, pois numa emergência que aconteça numa academia ou escola é o primeiro profissional a ser procurado e precisa ser pró-ativo”.
Ele ainda destacou que as principais situações que podem ocorrer como quedas, fraturas, queimaduras, ferimentos, hemorragias, convulsões, acidente vascular encefálico (AVE), infarto agudo do miocárdio, diabetes, engasgamento dentre outros. E para todos esses casos é importante que o profissional esteja alerta. “Nessas situações, deve-se sempre buscar conhecimento e informações, rever atitudes e hábitos, ações de procedimento do dia a dia e buscar influenciar outras pessoas para que fiquem atentas para as emergências e urgências”, afirmou.
Evandro é Graduado em Educação Física pela UNIFEBE e Calção Preto pela Escola de Educação Física do Exército Brasileiro Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Técnico em Defesa Civil. Atualmente é Diretor Geral da Defesa Civil da Cidade de Brusque. Primeiro Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social