notícias colégio
Notícias
21 de março de 2013

Palestra aborda situação de emergência e urgência

Na noite de quarta-feira, 20, o diretor da Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral ministrou uma palestra com o tema “A Educação Física e a Emergência na Educação Formal e não Formal”. O evento foi promovido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.


Amaral contou um pouco de sua trajetória profissional dando ênfase para a fase atual que é direcionada para a área de Defesa Civil, ressaltando que devido as suas atividades atuais não consegue se dedicar tanto à Educação Física. Seu trabalho como diretor da Defesa Civil exige dedicação exclusiva, inclusive ressaltou que a cidade encontra-se em alerta, pois durante o dia choveu o equivalente a 60 mm quando no mês todo de março a média fica entre 140 e 160 mm, portanto estava de prontidão para qualquer chamado emergencial.


Durante a palestra, Amaral ressaltou as noções de percepção de risco que podem ser prejudicadas pela desatenção e a dispersão. E que situações de emergência e urgência podem surgir a qualquer momento. “O profissional de Educação Física deve estar atento para essas situações de risco, pois numa emergência que aconteça numa academia ou escola é o primeiro profissional a ser procurado e precisa ser pró-ativo”.


Ele ainda destacou que as principais situações que podem ocorrer como quedas, fraturas, queimaduras, ferimentos, hemorragias, convulsões, acidente vascular encefálico (AVE), infarto agudo do miocárdio, diabetes, engasgamento dentre outros. E para todos esses casos é importante que o profissional esteja alerta. “Nessas situações, deve-se sempre buscar conhecimento e informações, rever atitudes e hábitos, ações de procedimento do dia a dia e buscar influenciar outras pessoas para que fiquem atentas para as emergências e urgências”, afirmou.


Evandro é Graduado em Educação Física pela UNIFEBE e Calção Preto pela Escola de Educação Física do Exército Brasileiro Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Técnico em Defesa Civil. Atualmente é Diretor Geral da Defesa Civil da Cidade de Brusque. Primeiro Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Liberadas parcelas da Bolsa de Estudo do Fundosocial

Liberadas parcelas da Bolsa de Estudo do Fundosocial


24 de outubro de 2012
UNIFEBE abre inscrições para o II Meeting de Anatomia Clínica e Cirúrgica
Medicina

UNIFEBE abre inscrições para o II Meeting de Anatomia Clínica e Cirúrgica


11 de julho de 2023
Assac apresenta espetáculo Pianíssimo

Assac apresenta espetáculo Pianíssimo


11 de setembro de 2008
Skip to content