notícias colégio
Notícias
03 de abril de 2013

Palestra aborda tema intercâmbio gratuito no exterior

Na noite de terça-feira, 2, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma palestra sobre bolsas de estudos gratuitas no exterior, ministrada por Marcos Eduardo Maestri, acadêmico do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que já participou de quatro programas de intercâmbio.


Marcos falou sobre sua experiência como intercambista, que começou aos 17 anos quando recebeu uma bolsa de estudos do Rotary Clube de Brusque. A primeira viagem de estudos teve como destino o estado de Iowa, nos Estados Unidos. Desde então, o estudante não parou mais. Candidatou-se em dez programas de intercâmbio e foi aceito em quatro. A viagem de estudo mais recente foi para a China através do Top China.


“O Top China foi mais uma viagem cultural, tivemos algumas aulas, mas o foco era a experiência de estar em outro país. Foi incrível porque é um país muito importante economicamente e que busca seu destaque dentro do cenário mundial. Sem dúvida alguma é uma possível potência. Também tive a oportunidade de ver como o Brasil pode se relacionar com a China”, comentou.


No ano passado, ele foi beneficiado por um programa de bolsas gratuitas no exterior custeado pela Fundação Botín. Marcos ressalta que foi um programa de formação completo com excelentes professores nos dois países, Estados Unidos e Espanha.


O foco desse intercâmbio é o fortalecimento do Serviço Público na América Latina, e consiste em ofertar bolsa de estudo para acadêmicos entre 19 e 23 anos, que tenham excelente desempenho acadêmico e cursado entre 50% e 75% de seus estudos universitários, com domínio do inglês.


Marcos ainda ressaltou que o intercâmbio possibilita que o currículo fique mais atrativo e abre muitas portas no mercado de trabalho. “O intercâmbio ajuda na experiência profissional, primeiramente, pelo idioma, pois se aprende uma nova língua de forma fluente. A questão cultural, trabalhar com novas pessoas, treinamento de lideranças, sair da zona de conforto são habilidades que as empresas buscam”, completou.


Indagado sobre como os interessados devem proceder para concorrer às bolsas de intercâmbio, Marcos disse que o fundamental é procurar. “Tem que ser caçador de oportunidades e ter paciência para preencher formulário, às vezes não demora mais de duas horas para fazer uma candidatura, tudo depende da vontade do aluno, de correr atrás, pois oportunidade tem e muita”, finaliza.


Marcos ainda se prontificou a auxiliar os acadêmicos que tenham interesse em participar da seleção do programa de intercâmbio da Fundação Botín.

Fundação Botín


Em fevereiro, foi lançada a quarta edição da bolsa que visa promover o desenvolvimento da região, por meio de uma rede de servidores públicos com formação elevada e o verdadeiro compromisso com o interesse público.


O programa é destinado para estudantes universitários da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Podem participar acadêmicos de todas as áreas do conhecimento e que tenham concluído satisfatoriamente entre 50% e 75% da faculdade.


O treinamento tem início em 30 de setembro deste ano na Universidade Brown, a sétima universidade mais antiga dos Estados Unidos e um dos principais centros de estudos latino-americanos do país. O intercambista também participará de uma etapa na Espanha e na Bélgica. A Fundação selecionará 40 bolsistas para participarem do programa e 15 candidatos ficarão na lista de espera.


A proficiência em inglês é fundamental e alguma experiência e envolvimento em organizações estudantis, políticas e sociais que tenham como fim o desenvolvimento da sociedade por meio de políticas públicas e no desenvolvimento de práticas profissionais são bem vistas pelos avaliadores.
As candidaturas devem ser aprovadas pela universidade e as inscrições terminam em 30 de abril.


Acesse o site do programa para mais informações e inscrições:
http://www.fundacionbotin.org/requisitos-del-candidato_fortalecimiento_becas-y-concursos.htm

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Exposição Fotográfica retrata o cotidiano das Mulheres

Exposição Fotográfica retrata o cotidiano das Mulheres


16 de março de 2007
Palestra “Quatro elementos” marca ações de conscientização sobre segurança no trânsito
UNIFEBE

Palestra “Quatro elementos” marca ações de conscientização sobre segurança no trânsito


04 de maio de 2016
Formaturas do 2º semestre iniciam nesta semana

Formaturas do 2º semestre iniciam nesta semana


09 de agosto de 2011
Skip to content