11 de novembro de 2011

Palestra ensina sobre custos logísticos na Fairtec

A palestra do Centro Universitário de Brusque – Unifebe na Fairtec 2011 (Feira de Tecnologia da Construção Civil) desta sexta-feira, 11, teve como tema "A importância dos custos logísticos para construção civil" e foi ministrada pelo professor do curso de Logística, Antônio Cláudio Gonçalves.

Durante a palestra ele abordou os conceitos logísticos de movimentação, armazenagem, arranjo físico, tecnologias e gestão de pessoas, relacionando ao universo da construção civil. "O objetivo é reduzir custos e obter eficiência dentro desta abordagem", declarou.

Gonçalves destacou que a indústria da construção civil ainda não se ateve a importância dos custos logísticos, já que se trata de um tema recente. "O segmento é ainda muito técnico", observou. Para ele, os empresários devem recorrer às universidades, seja para formação na área ou consultoria.

O curso de Logística da Unifebe também levou para a feira uma maquete desenvolvida pelos acadêmicos do curso, na qual é possível observar todos os tipos de transporte existentes da logística externa: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. "Na construção civil hoje o modal de transporte mais usado é o rodoviário", destacou o coordenador do curso, Sidnei Gripa.

Quem é o palestrante
Antônio Cláudio Gonçalves é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Univille. Pós-Graduado em Custos e Gestão de Empresas pela UFSC, tendo desenvolvido atividades em médias e grandes empresas, como: Multibrás, Strauss, Bilu Indústrias de Alimentos, entre outras, sempre na área de custos e orçamentos. É professor do curso de Logística, do Centro Universitário de Brusque – Unifebe e consultor de empresas.

Texto: Thayse Helena Machado

Entrevistas para vaga de Auxiliar de Recursos Humanos