notícias colégio
Notícias
02 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Palestra na UNIFEBE aborda uso de ferramentas de ERP e Business Intelligence (BI)

Possibilidades de atuação de profissionais em empresas locais e do exterior foi foco de apresentação

Representantes da empresa sediada em Gaspar NBW Digital palestraram para acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da UNIFEBE. A abordagem escolhida para noite transitou entre o uso de ferramentas de Enterprise Resource Planning) ERP, Business Intelligence (BI) a atuação no setor da Tecnologia da Informação, com a demanda recorrente por internacionalização.

Com troca de experiências com os profissionais da empresa, de mais de 10 anos de atuação, o coordenador do curso, professor Roberto Heinzle, acredita que os acadêmicos tenham uma oportunidade importante de contato com atuais do mercado profissional. Ele destaca a abordagem de tópicos como o outsourcing ou offshore e seus contextos locais.

De acordo com o professor, o trabalho com conceitos, mesmo que considerados modernos e mais recorrentes em grandes corporações internacionais, começam a ganhar espaços nas empresas nacionais e abrem possibilidades para o profissional de TI. Com as atividades, ele espera a aproximação entre os novos talentos e o mercado.

“Estes assuntos despertam a curiosidade dos nossos acadêmicos. O que estamos vivendo aqui no Vale do Itajaí é uma intensa internacionalização da nossa indústria de software. Isso ocorre por múltiplas formas”, descreve o coordenador. “Temos vivenciado a vinda de grandes empresas internacionais na área de T.I para cá e um outro modelo de internacionalização, que é menos visível, mas que tem ocorrido é que nossos profissionais, egressos do curso e profissionais de uma forma geral, trabalham para empresas e corporações internacionais a partir daqui, como home office, com empregos bastante interessantes”, afirma.

Proximidade com o mercado

O coordenador acredita que os temas escolhidos para as palestras estão alinhados com a realidade do mercado local, no qual profissionais com formação e experiência acabam tendo oportunidades em empresas de diferentes países. A perspectiva é semelhante à do acadêmico do curso, Guilherme Fumagalli, que acredita que os temas relacionam os assuntos trabalhos em sala de aula com o que se apresenta como demandas no mercado de trabalho.

Já atuante no setor profissional, ele já tinha um conhecimento prévio dos temas escolhidos para as palestras. Mesmo com a bagagem, ele destaca a forma como os assuntos foram apresentados foi válida para mostrar novos conhecimentos de forma acessível para os acadêmicos.

Ele também ressalta a possibilidade de troca de experiências entre os estudantes e profissionais com experiência de atuação no mercado de trabalho como um ponto positivo dos eventos. “Ajuda a conhecer mais o mercado e entender a macro atuação do setor. Hoje, ter um conhecimento mais amplo faz bastante diferença e, dentro da tecnologia, tens muitas vertentes dentro da tecnologia”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Estudantes de Graduação podem se inscrever para atuar como monitores em 2024
UNIFEBE

Estudantes de Graduação podem se inscrever para atuar como monitores em 2024


06 de dezembro de 2023
Unifebe abre inscrições para cursos em São João Batista

Unifebe abre inscrições para cursos em São João Batista


18 de fevereiro de 2009
Inscrições para bolsa do Artigo 170 sofrem alterações

Inscrições para bolsa do Artigo 170 sofrem alterações


14 de fevereiro de 2014
Skip to content