notícias colégio
Notícias
14 de novembro de 2025
por: João Roberge
João Roberge

Palestra para o Curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE debate planejamento financeiro pessoal

Atividade de curricularização da extensão apresentou exemplos e simulações com variáveis diversas

O Curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE promoveu, em 29 de outubro, a palestra Planejamento Financeiro Pessoal: Encontro com a Equipe da EQI, destinada a estudantes e egressos do curso.

Os palestrantes da EQI Investimentos CTVM AS, Caroline Weigmann e Lucas Sachet, abordaram questões de planejamento financeiro pessoal, voltadas ao objetivo de gerar renda passiva no futuro. Foram apresentados exemplos e simulações com diversas variáveis. Necessidade de economia mensal com ou sem investimento inicial, montante a ser acumulado, dependendo da renda passiva desejada, idade de obtenção da renda e tempo de resgate.

A palestra também foi oportunidade para o retorno de egressos da UNIFEBE. É o caso de Cristina Zuqui, que esteve presente representando o Núcleo das Empresas Contábeis de Brusque.

“Participei com muita gratidão e entusiasmo, não apenas pelo tema abordado — investimentos — mas também pelo significado pessoal desse momento, já que neste ano completo 20 anos de formada pela UNIFEBE. Voltar ao campus como egressa sempre traz uma emoção especial, pois relembro a trajetória que vivi durante minha formação e percebo o quanto a instituição continua formando profissionais preparados e engajados”, relata.

A contadora e empresária elogia o conteúdo da palestra e o diálogo realizado. “O que mais me chamou a atenção foi o envolvimento dos alunos, demonstrando grande interesse e conhecimento sobre um tema que, há duas décadas, era pouco explorado em sala de aula. Ver essa nova geração tão bem informada e participativa reforça o quanto a educação contábil evoluiu e o quanto esses futuros profissionais estão preparados para os desafios do mercado.”

Essa participação dos estudantes foi notada também pelo assessor de investimentos da EQI, Rafael Oliveira. “O evento em si foi muito bom. Sentimos os alunos bem engajados, e alguns até se interessam por uma vaga na corretora. Foi uma apresentação para cerca de 100 alunos, além dos professores e da equipe de coordenação do curso”, destaca.

“Resolvemos adaptar a apresentação para que atingisse o público mais jovem, na faixa de 20 a 30 anos. Na apresentação, elaboramos algumas vertentes importantes, às quais eles devem se atentar para que possam começar a construir um patrimônio de maneira inteligente e estratégica e preservá-lo ao longo da vida”, completa.

A palestra foi de responsabilidade do professor Luiz Pedro Benvenutti, que administra as atividades de curricularização da extensão. “O evento fez parte do projeto permanente de educação financeira realizado pelo curso e o debate foi enriquecido pela participação dos alunos”, destaca.

“É mais uma atividade importante realizada. Um encontro com profissionais da área, que atuam com investimentos em diversas frentes, tem impacto na formação”, complementa o coordenador do curso, professor Tonico Schlindwein.

“É uma abertura de portas para que instigue a buscar mais conhecimento”, resume o acadêmico Matheus Alves.

palestra Ciências Contábeis UNIFEBE EQI

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Agenda da Semana – De 23 a 28 de março

Agenda da Semana – De 23 a 28 de março


23 de março de 2015
Parceria com universidade do Peru possibilita intercâmbio docente com foco em Direito Internacional
Internacionalização

Parceria com universidade do Peru possibilita intercâmbio docente com foco em Direito Internacional


06 de julho de 2021
Inscrições para o Coro UNIFEBE seguem até dia 31 de agosto
Bolsas de Estudo

Inscrições para o Coro UNIFEBE seguem até dia 31 de agosto


26 de agosto de 2022
Skip to content