09 de março de 2015

Secretário de Estado visita UNIFEBE e conhece terreno para instalação do Centro de Inovação

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Carlos Chiodini e o deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC) visitaram as instalações do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, no início da noite de sexta-feira, 6 de março.

Acompanhados de assessores, ambos foram recebidos no campus Santa Terezinha pelo reitor da instituição Günther Lother Pertschy, o vice-reitor Alessando Fazzino, o coordenador de Serviços Especializados George Aiub e o coordenador dos cursos Engenharia Mecânica e Produção, Denis Boing.

Durante a visita, a comitiva conheceu diversos laboratórios da UNIFEBE e pôde conferir in loco a aplicação do recurso de R$ 1 milhão recebido (via convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC) no final do ano passado, para compra de equipamentos para o Centro de Tecnologia e Inovação, localizado no Bloco D da instituição.

"Este espaço ainda não foi inaugurado, pois aguardamos a chegada do Microscópio de Foco Infinito, comprado na Áustria. Esse equipamento é o mais moderno da América Latina. Nosso laboratório será referência no Estado em pouco tempo”, explicou Boing.

O reitor agradeceu a visita e o reconhecimento expressado tanto pelo secretário quanto pelo deputado ao trabalho realizado na UNIFEBE, em prol da educação e inovação em Santa Catarina. “Ficamos muito satisfeitos com a visita deles e com a oportunidade de mostrar o potencial da instituição”, destaca o reitor, que em fevereiro visitou o gabinete do deputado Mauro Mariani para tratar sobre a situação do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.

Centro de Inovação de Brusque

Chiodini aproveitou a visita para conhecer o terreno disponibilizado pela UNIFEBE para a construção do Centro de Inovação de Brusque, que inicialmente seria construído em outro local.

As tratativas para a implantação do Centro de Inovação vêm ocorrendo há vários meses e com a participação de diversos segmentos. Na quinta-feira, 5 de março, a UNIFEBE sediou uma reunião dos membros do Comitê de Implantação do Centro. Os integrantes debateram questões referentes à futura instalação tecnológica que irá beneficiar a região. O encontro também serviu para contextualizar as ações realizadas até o momento.

O comitê é composto por 12 integrantes, sendo quatro representantes do meio acadêmico, quatro da iniciativa privada e quatro do poder público. “Ficamos muito contentes em reunir na UNIFEBE quase todos componentes do comitê. Foi uma oportunidade para elencarmos tudo o que já aconteceu e debater os próximos passos”, explica o reitor.

De 16 a 20 de março, três representantes – um de cada eixo – do comitê de implantação de Brusque participam em Florianópolis do II Workshop de Gestão e Habitats de Inovação, ministrado por uma equipe do Vale do Silício. “Será uma semana intensa de treinamento, mas muito importante para conhecer o que é praticado lá e avaliar o que pode ser desenvolvido em nossa realidade”, avalia o reitor Pertschy.
O I Workshop foi realizado em janeiro com uma equipe da Catalunha, que demonstrou como é a gestão dos Centros de Inovação da Espanha, considerados sucesso mundial.

Centro de Tecnologia e Inovação da UNIFEBE

Depois da reunião, os membros do comitê também conheceram o Centro de Tecnologia e Inovação da UNIFEBE. “Eles se surpreenderam com a nossa estrutura. O nosso Centro será um dos espaços parceiros do Centro de Inovação de Brusque”, explica o reitor.

Texto e fotos: Thayse Helena Machado / Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Silvio Soledade fala sobre “Empreendedorismo no Setor de Comunicação” na UNIFEBE