notícias colégio
Notícias
05 de outubro de 2012

Palestra sobre alterações do CPP encerra Simpósio Jurídico

Na manhã de sexta-feira, 5 , o Centro Universitário de Brusque – encerrou o ciclo de palestras do XIX Simpósio de Estudos Jurídicos com a palestra “Aspectos Destacados da Reforma do Código de Processo Penal” com o promotor de justiça Alexandre C. Muniz. “As alterações que estão sendo propostas são mais de caráter empírico, ou seja, não foi feito um estudo para a aplicação delas, e apenas quando forem utilizadas mostrarão sua eficiência ou não”. O palestrante ainda fez críticas às medidas cautelares que deverão ser aplicadas deixando a sociedade mais insatisfeita com o Poder Judiciário.


O Simpósio deste ano proporcionou aos acadêmicos temas que abordaram o Direito Ambiental e suas implicações na sociedade com professores Maria Claudia Silva Antunes de Souza e Paulo Márcio da Cruz. No segundo dia, o palestrante Josemar Sidinei Soares falou sobre o humanismo jurídico e a transnacionalidade.


A palestra do terceiro dia abordou as primeiras manifestações do direito e a necessidade de normatizar as condutas sociais pela própria fragilidade do sistema social. Segundo o palestrante, professor André Luiz Santos, a ideia básica foi mostrar que o Direito é uma necessidade social e que não nasceu por um capricho, mas sim por uma necessidade histórica: a sociedade com o passar dos tempos adoece e regride no seu movimento social e por uma necessidade de manter a ordem pública nasce a ciência jurídica. “Quando o Direito evolui demonstra uma outra faceta: a doença social. A sociedade cada vez mais caótica gera um Direito cada vez mais eficiente”, afirmou.


O Simpósio Jurídico ainda lançou o livro do “Antropologia Cultural Cosmogonia – Mitos e Lendas da Criação do Mundo e do Homem”, editado pela Editora Lumen Juris com autoria de André Luiz Santos.


O evento foi realizado em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Direito Dez de Dezembro – CADEZ e teve como objetivo agregar conhecimentos diferenciados aos acadêmicos do Curso de Direito, levando a reflexão e discussão de temas ligados à área.


Prestigiaram o evento o diretor do Foro da Comarca, Dr. Jeferson Isidoro Mafra, o Promotor de Justiça, Dr. Alexandre C. Muniz e representando a Ordem dos Advogados do Brasil- Subseção Brusque, o professor Luiz Elias Valle.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

teste de enpex 2014

teste de enpex 2014


14 de outubro de 2014
Unifebe realiza Formação Continuada – 2011.2
Egresso

Unifebe realiza Formação Continuada – 2011.2


15 de julho de 2011
Centro de tecnologia da UNIFEBE ganha máquinas de acabamento de produtos
UNIFEBE

Centro de tecnologia da UNIFEBE ganha máquinas de acabamento de produtos


28 de outubro de 2015
Skip to content