notícias colégio
Notícias
17 de novembro de 2016

Viagem Internacional de Pedagogia estuda práticas pedagógicas alternativas

Entre os dias 4 e 15 de novembro, foi realizada a viagem internacional de estudos do curso de Pedagogia da UNIFEBE, que teve como destino a Itália. Na segunda-feira (7) o destino do grupo de estudos foi a cidade de Reggio Emilia para uma programação no Centro Internazionale Loris Malaguzzi. Na quarta-feira (9), o grupo esteve em San Miniato para conhecer a abordagem do Centro de Pesquisa e Documentação sobre a Infância La Bottega do Geppetto.

Segundo a coordenadora da viagem de estudos, Marcilene Pöpper Gomes, no curso de Pedagogia da UNIFEBE busca-se apresentar aos acadêmicos as possibilidades de viver o processo ensino e aprendizagem de forma que possa transcender o currículo tradicional, como por exemplo, recorrendo às pedagogias alternativas.

— Muitas práticas docentes já são inovadoras, porém há muito para se avançar e compreender.  Foi nesta perspectiva que lançamos essa viagem de estudos para a Itália, com o objetivo de conhecer as experiências das cidades de Reggio Emilia e San Miniato, visando conhecer in loco aquilo que estudamos, mais especificamente as abordagens pedagógicas voltadas à Educação Infantil, consideradas referência no mundo, sendo o idealizador da proposta pedagógica Loris Malaguzzi, que dialoga com a pedagogia de Celestin Freinet — explica.

De acordo com a professora, a experiência italiana fez o grupo refletir sobre quatro pilares que sustentam uma proposta diferenciada para a educação infantil: participação da família; currículo aberto; espaço físico e o protagonismo das crianças.

Para a professora da UNIFEBE, Eliane Busnardo Buemo, as visitas realizadas em Reggio Emilia e San Miniato permitiram fazer uma imersão, mesmo que breve e estabelecer conexão com a abordagem estudada por meio de publicações.

— San Miniato nos proporcionou momentos muito ricos em termos de ver, ouvir e sentir como funciona na prática. O ambiente é preparado para que as crianças possam interagir entre si e com os elementos que tem a sua disposição — conta.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Assistente de Relações Públicas e Cerimoniais

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Assistente de Relações Públicas e Cerimoniais


09 de julho de 2008
Documentação necessária para matrícula de calouros

Documentação necessária para matrícula de calouros


19 de julho de 2005
Amanhã tem Mostra de Talentos Unifebe
Egresso

Amanhã tem Mostra de Talentos Unifebe


19 de abril de 2010
Skip to content