notícias colégio
Notícias
17 de novembro de 2016

Viagem Internacional de Pedagogia estuda práticas pedagógicas alternativas

Entre os dias 4 e 15 de novembro, foi realizada a viagem internacional de estudos do curso de Pedagogia da UNIFEBE, que teve como destino a Itália. Na segunda-feira (7) o destino do grupo de estudos foi a cidade de Reggio Emilia para uma programação no Centro Internazionale Loris Malaguzzi. Na quarta-feira (9), o grupo esteve em San Miniato para conhecer a abordagem do Centro de Pesquisa e Documentação sobre a Infância La Bottega do Geppetto.

Segundo a coordenadora da viagem de estudos, Marcilene Pöpper Gomes, no curso de Pedagogia da UNIFEBE busca-se apresentar aos acadêmicos as possibilidades de viver o processo ensino e aprendizagem de forma que possa transcender o currículo tradicional, como por exemplo, recorrendo às pedagogias alternativas.

— Muitas práticas docentes já são inovadoras, porém há muito para se avançar e compreender.  Foi nesta perspectiva que lançamos essa viagem de estudos para a Itália, com o objetivo de conhecer as experiências das cidades de Reggio Emilia e San Miniato, visando conhecer in loco aquilo que estudamos, mais especificamente as abordagens pedagógicas voltadas à Educação Infantil, consideradas referência no mundo, sendo o idealizador da proposta pedagógica Loris Malaguzzi, que dialoga com a pedagogia de Celestin Freinet — explica.

De acordo com a professora, a experiência italiana fez o grupo refletir sobre quatro pilares que sustentam uma proposta diferenciada para a educação infantil: participação da família; currículo aberto; espaço físico e o protagonismo das crianças.

Para a professora da UNIFEBE, Eliane Busnardo Buemo, as visitas realizadas em Reggio Emilia e San Miniato permitiram fazer uma imersão, mesmo que breve e estabelecer conexão com a abordagem estudada por meio de publicações.

— San Miniato nos proporcionou momentos muito ricos em termos de ver, ouvir e sentir como funciona na prática. O ambiente é preparado para que as crianças possam interagir entre si e com os elementos que tem a sua disposição — conta.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Colaboradores das Instituições Comunitárias cursam especialização
Acafe

Colaboradores das Instituições Comunitárias cursam especialização


28 de fevereiro de 2019
Liberada 2ª parcela da Bolsa de Estudo do Artigo 170

Liberada 2ª parcela da Bolsa de Estudo do Artigo 170


26 de novembro de 2012
Divulgados vencedores da 3ª edição do concurso Poesia Urbana

Divulgados vencedores da 3ª edição do concurso Poesia Urbana


28 de agosto de 2013