notícias colégio
Notícias
07 de julho de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Palestra virtual debate abordagem de Reggio Emilia e o currículo da Educação Infantil brasileira

Acadêmicos de Pedagogia e Letras-Inglês aprenderam sobre o tema com a professora e estudiosa da área, Ana Paula Rudolf.

Para conhecer um pouco mais sobre a abordagem de Reggio Emilia e o currículo da Educação Infantil brasileira, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu uma palestra virtual sobre o tema.

A professora Ana Paula Rudolf, estudiosa na área e participante de viagem de estudos às cidades de San Miniatto e Reggio Emilia, na Itália, por meio do programa de Internacionalização da UNIFEBE, apresentou a metodologia das escolas que são referência internacional pela qualidade da educação Infantil. A videoconferência foi direcionada aos estudantes, educadores, pais e interessados nas questões relativas à Primeira Infância.

Durante a palestra Ana falou sobre os educadores das escolas italianas, que trabalham a abordagem educativa baseada na pedagogia de Loris Malaguzzi. “Para Malaguzzi, o pressuposto fundamental para se construir um projeto de educação deve ser o reconhecimento da identidade e da potencialidade das crianças. Segundo a abordagem, é preciso que o educador esteja atento e tenha sensibilidade para ouvir as linguagens, os símbolos e códigos que as crianças usam para se expressar”, explica Ana Paula.

De acordo com a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, o destaque dessa abordagem é a participação da família. “Na disciplina de Estudos Integrados III buscamos investigar as práticas pedagógicas e as mais diversificadas metodologias, com foco na Educação Infantil. E é nesse sentido que a abordagem de Reggio Emilia é tão interessante para os nossos estudantes, pois eles puderam conhecer o trabalho educativo compartilhado, que leva em consideração as individualidades de cada criança e as coloca em diálogo com a família e com a escola”, enfatiza Eliane.

Para a acadêmica da 3ª fase de Pedagogia, Janaina Kuester, foi instigante aprender um pouco mais sobre o tema. “A metodologia Reggio Emilia nos inspira com sua abordagem para a educação infantil, pois preconiza a criança como protagonista de todo o seu processo educacional, explorando todas as suas linguagens. Nesse sentido, o professor tem seu papel como amigo e tutor, não apenas como transmissor do conhecimento”, destaca Janaina.

O pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, reforça a importância de conhecer outras metodologias de ensino ainda na graduação. “Mesmo de forma não presencial, continuamos promovendo atividades que visam a troca de experiências e que enriquecem o currículo dos nossos acadêmicos. Proporcionar o contato com estudiosos de outras metodologias de ensino-aprendizagem, prepara os alunos para a educação do futuro”, acrescenta Gripa.

A palestra realizada via Google Meet foi organizada pela professora de Estudos Integrados III, Marinez Panceri Colzani, e contou com a participação de mais de 80 pessoas, entre alunos de Pedagogia, acadêmicos de Letras-Inglês, professores e convidados.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Estacionamento ganha novo acesso de saída sentido à Beira Rio
Estrutura

Estacionamento ganha novo acesso de saída sentido à Beira Rio


13 de abril de 2018
2° Termo Ad. ao Edital Unifebe nº 30/11 – Referente a 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar para ingresso em 2012

2° Termo Ad. ao Edital Unifebe nº 30/11 – Referente a 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar para ingresso em 2012


15 de dezembro de 2011
Artista de quadrinhos conversa com estudantes de Design Gráfico da UNIFEBE sobre trajetória profissional
Design Gráfico

Artista de quadrinhos conversa com estudantes de Design Gráfico da UNIFEBE sobre trajetória profissional


10 de setembro de 2024
Skip to content