Parceria de sucesso
De acordo com a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia Anos Iniciais, professora Eliane Kormann a parceria entre o curso e o grupo reafirma o compromisso compartilhado com a formação qualificada dos acadêmicos, futuros professores, e com a formação continuada dos profissionais da Educação Básica. Ela destaca os reflexos da atividade em Brusque e na região, bem como consolidação da iniciativa em benefício da educação.
“As oficinas ofereceram um espaço formativo sensível e inovador, articulando teoria e prática a partir das linguagens e do letramento, ampliando e aprofundando os saberes docentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental”, indica. “Essa parceria, no âmbito do projeto de extensão, fortalece de modo decisivo a articulação entre universidade e comunidade, ao favorecer o diálogo entre o conhecimento acadêmico e as necessidades reais das escolas, contribuindo para a transformação das práticas pedagógicas e para a valorização dos professores como protagonistas da aprendizagem”.
Professores e futuros professores estiveram reunidos durante uma série de oficinas realizadas em parceria entre o curso de Pedagogia da UNIFEBE e o Grupo de Professores de Língua Portuguesa e linguagens (GPLP), vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens, Arte e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da FURB. Os encontros tiveram a linguagem e o letramento dos estudantes como foco da formação continuada, sediada na UNIFEBE.
Os integrantes do grupo, coordenado pela pesquisadora e professora Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig, foram os responsáveis pela apresentação das oficinas, destinadas a acadêmicos do curso de Pedagogia e das demais licenciaturas oferecidas pela UNIFEBE, bem como a profissionais da Educação Básica de Brusque e região. A professora Luciane Oliveira da Rosa também coordenou o projeto, com a colaboração da coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia Anos Iniciais, professora Eliane Kormann.
“As oficinas visaram ampliar a compreensão dos conhecimentos dos professores do Ensino Fundamental acerca das linguagens e do ensino de língua portuguesa, considerando seus quatro eixos: leitura, oralidade, escrita e análise linguística, além do conhecimento sobre os processos de ensinar e aprender para os professores da Educação Infantil”, descreve a professora Luciane.

A programação contou com a oficina ”Reflexões e práticas voltadas ao ensino da escrita e da produção de texto”, que foi ministrada pelas professoras Gracielle Boing Lyra, Ana Carolina da Conceição e Marilene Carrano Barros Melara. Já as professoras Luciane Oliveira da Rosa e Suy Mey Schumacher Moresco ministraram a oficina “Vivenciando literatura infantil em conexão com a natureza”.
Os participantes ainda puderam acompanhar “O Uso dos Espaços na Educação Infantil”, ministrado pelas professoras Daiani Albino Veloso, Sabrina Hammes e Suzi Hammes, e a professora Jocasta Maçaneiro que apresentou “Maleta Viajante – Cultivando o Interesse pela Leitura na Educação Infantil”.
“Projetos interdisciplinares na Educação Infantil e no Ensino Fundamental” teve como responsáveis as professoras Beatriz Amorim, Chaiana Rocha e Daniela Fischer Zambonetti. A programação ainda teve a oficina “Jornal e mídias no ambiente educacional: explorando o mundo das notícias com criatividade”, que foi ministrada pelos professores Alessandra Nolli da Silva, Carlos André da Silva e Eliane Aparecida Pedrini. Já a professora Aládia Patrícia Peixer Paz apresentou “Literatura e as competências socioemocionais: explorando as emoções nos espaços escolares”.