06 de março de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Parque Municipal Érico Vicentini de Guabiruba pode se tornar um laboratório vivo para pesquisas e projetos da UNIFEBE em parceria com município

Membros universitários e do poder público se reuniram nesta terça-feira (5)

Na tarde desta terça-feira (5), a reitora e o vice-reitor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz e professor Sergio Rubens Fantini, acompanhados de coordenadores e professores dos cursos de Graduação da instituição, reuniram-se com o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, com o secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Anderson Luiz Cavichioli, com o procurador-geral do município, André de Oliveira Luiz, e com o vereador Cristiano Kormann, para tratar de uma possível parceria entre a universidade e o município na elaboração do projeto urbanístico do Parque Municipal Érico Vicentini.

O secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Anderson Luiz Cavichioli, destaca que a conversa com a UNIFEBE visou, sobretudo, apresentar as expectativas e propostas do poder público para o Parque Municipal. “Uma das demandas da Administração é a contratação de um projeto de urbanização para o Parque, com um planejamento macro para a área em um cronograma de ações que possam acontecer em curto, médio e longo prazo. Uma parceria com a UNIFEBE poderá trazer diversos benefícios para ambas as partes, principalmente devido ao envolvimento da comunidade local de Guabiruba e região na realização de estudos e projetos”, comenta o secretário.

Na ocasião, a municipalidade demonstrou interesse em que o espaço fosse utilizado pela UNIFEBE como um laboratório vivo para pesquisas e campos de estudo, especialmente na área dos recursos hídricos. O parque possui uma área total de 884 mil m², sendo 162,3 mil m² de área útil. “É o terceiro maior parque do Brasil em área urbana e possui um grande potencial para o desenvolvimento de ações que irão beneficiar toda a comunidade e a região. Tanto no âmbito da pesquisa, voltadas para o aprimoramento dos nossos estudantes quanto em ações focadas no meio ambiente e na sustentabilidade”, esclarece a reitora da UNIFEBE.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, professor Wallace Nobrega Lopo, a coordenadora de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner, a coordenadora de Engenharia Química, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Oliveira de Aguiar, além dos professores Júlio Cesar Frantz, Luciano Pinotti e Milton Pinotti.

Máscaras inclusivas produzidas pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE auxiliarão estudantes com dificuldade de audição
Inclusão

19 de agosto de 2021