“A Inclusão da Pessoa com Deficiência – Do trabalho social com famílias à inclusão no mundo do trabalho” foi o tema da palestra ministrada pelo assistente social, Juliano da Silva Ferreira França, às estudantes da 8.ª fase de Pedagogia da UNIFEBE. O bate-papo integrou as aulas do componente curricular de Educação Inclusiva, ministrado pela professora Ana Paula Siqueira.
Na conversa com as estudantes, Juliano apresentou a legislação e políticas públicas vigentes e realizou dinâmicas participativas que incentivaram a reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas. “A atividade de inclusão de maneira global e gradual, começando pelo apoio familiar e culminando na inserção no mercado de trabalho, é essencial para a formação dos futuros pedagogos, pois os prepara para enfrentar e superar barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam em diferentes fases da vida. Além disso, a palestra contribuiu para a construção de uma visão crítica e empática, promovendo a equidade e a inclusão social, que são objetivos deste componente curricular”, explica a professora Ana.
Ao final da palestra, foram apresentados estudos de caso que ilustram o impacto do apoio familiar e da inclusão no trabalho e na vida de pessoas com deficiência. As estudantes tiveram ainda um espaço para discussão e perguntas de como aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas futuras práticas pedagógicas. “A abordagem prática de Juliano contribuiu para visualizarmos os desafios e as melhores maneiras de promover a inclusão. Aprendi que inclusão é mais do que seguir regras; é criar um ambiente acolhedor e acessível para todos. A palestra me inspirou a adotar práticas mais inclusivas no meu futuro trabalho, ajudando a criar um ambiente mais justo e igualitário, fortalecendo o compromisso com uma educação para todos”, destaca a acadêmica Laura Imianovsky.
Refletir sobre esse cenário com os futuros educadores contribui para a compreensão dos tantos desafios que pessoas com deficiência enfrentam, desde as barreiras físicas até a falta de sensibilização e preparo das empresas e da sociedade na totalidade, avalia a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann. “Este debate trouxe a realidade enfrentada no dia a dia à luz das políticas públicas, ampliando a visão dos acadêmicos, futuros pedagogos, inspirando-nos a adotar práticas que promovam a inclusão e ambientes verdadeiramente acessíveis e acolhedores, sensibilizando dessa forma, além das crianças, as famílias e a comunidade para uma sociedade inclusiva, uma das funções sociais da escola”.