notícias colégio
Notícias
02 de dezembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Personagens de clássicos da literatura inglesa ganham interpretação de acadêmicos de Letras – Inglês da UNIFEBE

Atividade tomou as obras discutidas em sala de aula como base e deu vida a personagens de autores renomados

Peças teatrais interpretadas por acadêmicos da 7.ª fase do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE deram vida aos personagens de clássicos da literatura inglesa. Além da encenação, os grupos foram responsáveis por elaborar cenário, figurino e o fundo musical das adaptações.
Para a atividade, parte do componente curricular de Literatura Inglesa II, “O conto de Natal”, de Charles Dickens; “O Morro dos ventos uivantes”, de Emily Brontë; The Importance of Being Earnest, de Oscar Wilde e “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll serviram de referência. Charles Dickens, Alfred Tennyson, Robert Louis Stevenson e Samuel Beckett, também compuseram as produções.

Para a acadêmica Vânia Fernanda do Nascimento Silva, ter participado da interpretação permitiu uma nova proximidade com a obra “O morro dos ventos uivantes”. Ela destaca a preparação feita para conseguir ter a imersão necessária para o teatro.

“Eu realmente vivi aquela cena, vivi aquele momento, eu senti como se eu estivesse ali. Recomendo que sempre devam existir essas atividades na universidade, a gente sai um pouco daquela prova escrita e entra numa realidade na qual vamos a fundo na literatura.

Pesquisamos bastante sobre o estilo da época para viver literalmente o personagem, como seria o cenário e a caracterização dos personagens”, relata. “Foi algo bom e recomendo que todos possam, inclusive, ler o livro, o qual é muito interessante, ou quem puder assistir ao filme gostará bastante”.

Valor pedagógico
A coordenadora do curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza, ressalta os efeitos das transformações passadas pela educação e o papel dos educadores. Agora, afirma a coordenadora, com uma ênfase redobrada no estímulo à exploração e crescimento dos alunos.

“Ao abordar a criatividade nas aulas, por meio do teatro, os professores encorajam os alunos a adotarem uma postura ativa na busca pelo saber, promovendo descobertas e permitindo que se tornem protagonistas de seu próprio aprendizado”, descreve.

O resultado do trabalho apresentado também é reconhecido pela professora Fabiana Boos Vásquez, que vê na atividade um espaço e oportunidade para os acadêmicos participantes aplicarem e explorarem os temas trabalhados em sala. Para ela, a imersão também colabora com a assimilação sobre cada história trabalhada ao longo do semestre.

“Ao adaptar as histórias e vivenciar os personagens, eles se aproximam das nuances culturais e linguísticas que compõem o estudo da literatura inglesa. A representação da obra literária auxilia a compreendê-la melhor”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Encerram hoje as inscrições para a Seleção pelo Histórico Escolar

Encerram hoje as inscrições para a Seleção pelo Histórico Escolar


13 de julho de 2009
Acadêmicos da UNIFEBE cultivam flores para canteiros dos espaços públicos da cidade
Universidade Comunitária

Acadêmicos da UNIFEBE cultivam flores para canteiros dos espaços públicos da cidade


16 de julho de 2020
Aniversário de 40 anos é comemorado com jantar, baile e homenagens
Egresso

Aniversário de 40 anos é comemorado com jantar, baile e homenagens


05 de agosto de 2013
Skip to content