notícias colégio
Notícias
02 de dezembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Personagens de clássicos da literatura inglesa ganham interpretação de acadêmicos de Letras – Inglês da UNIFEBE

Atividade tomou as obras discutidas em sala de aula como base e deu vida a personagens de autores renomados

Peças teatrais interpretadas por acadêmicos da 7.ª fase do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE deram vida aos personagens de clássicos da literatura inglesa. Além da encenação, os grupos foram responsáveis por elaborar cenário, figurino e o fundo musical das adaptações.
Para a atividade, parte do componente curricular de Literatura Inglesa II, “O conto de Natal”, de Charles Dickens; “O Morro dos ventos uivantes”, de Emily Brontë; The Importance of Being Earnest, de Oscar Wilde e “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll serviram de referência. Charles Dickens, Alfred Tennyson, Robert Louis Stevenson e Samuel Beckett, também compuseram as produções.

Para a acadêmica Vânia Fernanda do Nascimento Silva, ter participado da interpretação permitiu uma nova proximidade com a obra “O morro dos ventos uivantes”. Ela destaca a preparação feita para conseguir ter a imersão necessária para o teatro.

“Eu realmente vivi aquela cena, vivi aquele momento, eu senti como se eu estivesse ali. Recomendo que sempre devam existir essas atividades na universidade, a gente sai um pouco daquela prova escrita e entra numa realidade na qual vamos a fundo na literatura.

Pesquisamos bastante sobre o estilo da época para viver literalmente o personagem, como seria o cenário e a caracterização dos personagens”, relata. “Foi algo bom e recomendo que todos possam, inclusive, ler o livro, o qual é muito interessante, ou quem puder assistir ao filme gostará bastante”.

Valor pedagógico
A coordenadora do curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza, ressalta os efeitos das transformações passadas pela educação e o papel dos educadores. Agora, afirma a coordenadora, com uma ênfase redobrada no estímulo à exploração e crescimento dos alunos.

“Ao abordar a criatividade nas aulas, por meio do teatro, os professores encorajam os alunos a adotarem uma postura ativa na busca pelo saber, promovendo descobertas e permitindo que se tornem protagonistas de seu próprio aprendizado”, descreve.

O resultado do trabalho apresentado também é reconhecido pela professora Fabiana Boos Vásquez, que vê na atividade um espaço e oportunidade para os acadêmicos participantes aplicarem e explorarem os temas trabalhados em sala. Para ela, a imersão também colabora com a assimilação sobre cada história trabalhada ao longo do semestre.

“Ao adaptar as histórias e vivenciar os personagens, eles se aproximam das nuances culturais e linguísticas que compõem o estudo da literatura inglesa. A representação da obra literária auxilia a compreendê-la melhor”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Comunicado 18/06 – Edital Processo Seletivo Docente

Comunicado 18/06 – Edital Processo Seletivo Docente


13 de novembro de 2006
Eventos da Semana – De 21 a 26 de outubro

Eventos da Semana – De 21 a 26 de outubro


18 de outubro de 2013
“Modateca: Coleção Lya Vianna Hoffmann” da UNIFEBE será lançado na Casa de Brusque
UNIFEBE

“Modateca: Coleção Lya Vianna Hoffmann” da UNIFEBE será lançado na Casa de Brusque


10 de novembro de 2016
Skip to content