notícias colégio
Notícias
05 de maio de 2011

Perspectivas e desafios têxteis são temas de debate

Qual o futuro das empresas têxteis de Brusque e região? As turbulências hoje enfrentadas pelos empresários do setor serão minimizadas? Essas e outras dúvidas que pairam sobre o setor foram abordadas durante o V Ciclo de Produção Têxtil do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, realizado nos dias 3 e 4 de maio na Instituição, campus Santa Terezinha.

Com a palestra "Perspectivas 2011 para a Indústria Têxtil" na noite de quarta-feira, 4, o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau – Sintex, Ulrich Kuhn, traçou um diagnóstico do setor nos últimos anos, comparou índices de exportação e importação, investimentos na área, empregabilidade e garantiu: "O desafio das empresas é gerar um produto atraente, de qualidade, atualizado e competitivo". E tranquilizou: "Não é que a indústria têxtil vai acabar, mas ela precisa evoluir tecnicamente. O desafio de competitividade é enorme".

Acadêmicos, professores, integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e empresários de Brusque marcaram presença no evento. Fizeram perguntas e análises sobre a atual conjuntura têxtil. O gerente comercial da Florisa, Luiz Carlos Ferraz, lembrou a alta do algodão e a baixa do dólar como protagonistas no doloroso cenário de crise. Outros participantes questionaram a concorrência desleal com a China. Ulrich enfatizou que é preciso parar de falar mal da China e focar no nosso problema para conseguir resolvê-lo.

Na mesma noite, o mestre em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Rolf Guenter Twardokus, apresentou a palestra "O Reuso da Água da Indústria Têxtil" e enalteceu a necessidade de reutilizar o recurso hídrico. Como o processo é de alto custo, universidades e governo deveriam entrar como parceiros para viabilizar tal medida.

O V Ciclo de Produção Têxtil contou ainda com as palestras "Acessórios para Tecelagem Plana" e "Agulha Adequada para o Ambiente Têxtil", ministradas na noite de terça-feira, dia 2. O evento foi realizado em parceria com o SENAI.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Evento organizado por ligas acadêmicas de Medicina aborda questões relacionadas ao Outubro Rosa
Medicina

Evento organizado por ligas acadêmicas de Medicina aborda questões relacionadas ao Outubro Rosa


03 de novembro de 2022
Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Servente

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Servente


20 de maio de 2008
Declare Certo UNIFEBE auxiliará comunidade no Sábado Fácil
Universidade Comunitária

Declare Certo UNIFEBE auxiliará comunidade no Sábado Fácil


03 de março de 2022
Skip to content