05 de maio de 2011

Perspectivas e desafios têxteis são temas de debate

Qual o futuro das empresas têxteis de Brusque e região? As turbulências hoje enfrentadas pelos empresários do setor serão minimizadas? Essas e outras dúvidas que pairam sobre o setor foram abordadas durante o V Ciclo de Produção Têxtil do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, realizado nos dias 3 e 4 de maio na Instituição, campus Santa Terezinha.

Com a palestra "Perspectivas 2011 para a Indústria Têxtil" na noite de quarta-feira, 4, o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau – Sintex, Ulrich Kuhn, traçou um diagnóstico do setor nos últimos anos, comparou índices de exportação e importação, investimentos na área, empregabilidade e garantiu: "O desafio das empresas é gerar um produto atraente, de qualidade, atualizado e competitivo". E tranquilizou: "Não é que a indústria têxtil vai acabar, mas ela precisa evoluir tecnicamente. O desafio de competitividade é enorme".

Acadêmicos, professores, integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e empresários de Brusque marcaram presença no evento. Fizeram perguntas e análises sobre a atual conjuntura têxtil. O gerente comercial da Florisa, Luiz Carlos Ferraz, lembrou a alta do algodão e a baixa do dólar como protagonistas no doloroso cenário de crise. Outros participantes questionaram a concorrência desleal com a China. Ulrich enfatizou que é preciso parar de falar mal da China e focar no nosso problema para conseguir resolvê-lo.

Na mesma noite, o mestre em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Rolf Guenter Twardokus, apresentou a palestra "O Reuso da Água da Indústria Têxtil" e enalteceu a necessidade de reutilizar o recurso hídrico. Como o processo é de alto custo, universidades e governo deveriam entrar como parceiros para viabilizar tal medida.

O V Ciclo de Produção Têxtil contou ainda com as palestras "Acessórios para Tecelagem Plana" e "Agulha Adequada para o Ambiente Têxtil", ministradas na noite de terça-feira, dia 2. O evento foi realizado em parceria com o SENAI.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Cursos de Gestão e Administração apostam no cinema para exemplificar conteúdos da sala de aula

20 de maio de 2016
Curso de Logística comemora sucesso profissional dos alunos