Skip to content
notícias colégio
Notícias
13 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pesquisa de acadêmica bolsista da UNIFEBE estará no livro Boas Práticas na Educação Física Catarinense

Livro será publicado pelo Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF/SC)

Imagem ilustrativa – Freepik

A dança como estímulo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o relato da pesquisa desenvolvida pela acadêmica de Educação Física da UNIFEBE, Júlia Booz Fantini, que será publicado no livro anual do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF/SC).

O material é resultado da pesquisa orientada pela professora Camila da Cunha Nunes e desenvolvida pela acadêmica bolsista da modalidade de Bolsas de Estudo do Artigo 170 Pesquisa, do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu).

Acadêmica de Educação Física e professora de dança, Júlia uniu o amor pela pesquisa e pela dança para verificar o impacto da dança como estímulo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa foi aplicada em parceria com o Studio de Dança Annas, de Brusque, que disponibilizou o espaço para as aulas de dança semanais.

Todas as sextas, três crianças e seus familiares participavam da atividade, que tinha como objetivo desenvolver a dança, elementos de psicomotricidade, aspectos afetivos e de sociabilização. As aulas eram elaboradas a partir da grelha de observação de comportamento da criança, que analisava o estímulo por meio do gesto, do tom de voz, da relação dela com a atividade, e do contato dela com outra pessoa e com o objeto.

“Com a pesquisa chegamos ao resultado de que a dança pode ser utilizada como terapia para crianças diagnosticadas com TEA, visto que ela promove a interação social e, principalmente, o desenvolvimento do contato físico e visual que muitas vezes as crianças com TEA têm dificuldade”, destaca a orientadora da pesquisa, professora Camila da Cunha Nunes.

No material aprovado pelo CREF/SC também está o relato dos familiares que acompanharam as crianças. Para a acadêmica Júlia Booz Fantini, desenvolver e aplicar a pesquisa contribuiu para o seu crescimento acadêmico e pessoal. “Hoje os meus estudos são muito mais voltados a esse tema e graças à bolsa eu descobri meu amor pela pesquisa e ainda mais pela dança. Ver o meu trabalho ser reconhecido pelo Conselho Regional de Educação Física me encheu de orgulho. Estou muito feliz”, enaltece a estudante.

A pesquisa será um dos 20 relatos que serão publicados no livro Boas Práticas na Educação Física Catarinense, que reúne em capítulos as experiências de profissionais e acadêmicos no âmbito da Educação Física catarinense.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inaugurado laboratório de Varejo Havan
UNIFEBE

Inaugurado laboratório de Varejo Havan


05 de outubro de 2017
Inscrições para estágio orientado de prática jurídica serão realizadas em janeiro
UNIFEBE

Inscrições para estágio orientado de prática jurídica serão realizadas em janeiro


17 de dezembro de 2013
Unifebe realiza Seminário de Avaliação Institucional

Unifebe realiza Seminário de Avaliação Institucional


25 de setembro de 2008
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.