Projetos de extensão desenvolvidos no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE foram apresentados durante o XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória de Fisioterapia e Terapia Intensiva, em Brasília, Distrito Federal. Durante a programação, a apresentação sobre a reabilitação em realidade virtual e o desenvolvimento de uma plataforma de suporte à tomada de decisão e acompanhamento da reabilitação em realidade virtual, que ficou em 2.º lugar no Prêmio de Inovação e Tecnologia.
O simpósio é considerado o maior evento de fisioterapia respiratória, terapia intensiva e cardiovascular do mundo e reuniu mais de 2 mil pessoas participantes na edição deste ano. Nele, são ministradas palestras, cursos, pré-congressos. A possibilidade de participação e o reconhecimento são comemorados pela coordenadora do curso de Fisioterapia, professora, Leilane Marcos.
“Tivemos o privilégio de levar um trabalho da faculdade, um trabalho que ligado à Extensão, ao Uniedu, que foi apresentado como um pôster. Esse trabalho sobre a realidade virtual, está atrelado também ao Projeto de Extensão da UNIFEBE, que está iniciando sendo ligado também a uma startup, que está incubada, hoje, na incubadora da UNIFEBE, Orla”, detalha.
O evento também contou a apresentação da professora Tatiana de Assis Girardi, que abordou sobre a inteligência artificial em saúde. Intitulada “Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um jogo para ensino de reanimação cardiopulmonar”, a pesquisa desenvolvida com o acadêmico Victor Augusto Poli, é parte do projeto de Extensão de Primeiros Socorros do curso de Fisioterapia da UNIFEBE.
“O jogo contribui no processo de ensino-aprendizagem em primeiros socorros, porque, o objetivo é reforçar conceitos abordados durante a disciplina. Já fizemos uma primeira aplicação desse jogo e o pôster apresentado levou alguns dados preliminares, os quais mostraram que o jogo contribuiu para aquilo que se propõem. Tenho outro trabalho sobre desenvolvimento de jogos para o ensino e é uma das minhas linhas de pesquisa”, detalha.