10 de dezembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colaboradores da UNIFEBE realizam curso de brigada de incêndio

Brigadistas voluntários estão capacitados a tomar ações de prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros

Com o objetivo de zelar pela segurança dos acadêmicos, colaboradores e da instituição, em caso de incêndio ou em situações emergenciais, a UNIFEBE capacitou 25 colaboradores responsáveis pela Brigada de Incêndio.
Os brigadistas passaram por oito horas de treinamento, com base na Instrução Normativa (IN 028/DAT/CBMSC) do Corpo de Bombeiros, ministrado pela empresa NR.com, especializada em segurança do trabalho. Agora, os voluntários indicados pela instituição estão capacitados a manusear os extintores e hidrantes, executar planos de evacuação e auxiliar com primeiros socorros.

Para o supervisor de manutenção e coordenador da brigada da UNIFEBE, Ednei Leoni, conhecer e praticar as técnicas necessárias de forma adequada é indispensável para que a ação do brigadista seja efetiva. “Precisamos ter ciência de que situações emergenciais podem acontecer e devemos estar preparados para agir rapidamente. Numa situação de primeiros socorros, por exemplo, sabemos que poucos minutos podem fazer a diferença e salvar uma vida”, afirma Ednei.

O diretor da NR.com Alan Carlos Silvano considera que a brigada desenvolve um papel importante na instituição, já que também auxilia a prevenir acidentes. “Há casos em empresas que a brigada consegue controlar um incêndio antes mesmo dos Bombeiros chegarem ao local. O brigadista não é um herói, nem um bombeiro, mas auxilia na preservação da vida e na integridade de todos que trabalham na instituição, seja num princípio de incêndio ou numa prestação de socorro”, sustenta Alan.

Prevista em Lei

A formação de uma Brigada de Incêndio é uma exigência do Governo do Estado de Santa Catarina, instituída pela Lei nº 15.124, de 19 de janeiro de 2010, que prevê as exigências mínimas de segurança para o funcionamento de estabelecimentos privados com grande concentração de público.

Atos Oficiais para a Eleição do Reitor do Centro Universitário de Brusque – Unifebe

06 de outubro de 2006
Inscrições para Estágio Orientado de Prática Jurídica – 2008.2

03 de dezembro de 2008