05 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pesquisa realizada por acadêmica de Psicologia busca compreender aspectos que interferem na avaliação das pessoas sobre as regras na pandemia

Interessados podem contribuir voluntariamente com a pesquisa, respondendo virtualmente

Imagem Freepik

Com o intuito de compreender como as diferentes regras e a forma como foram apresentadas na pandemia da Covid-19 interferem nas avalições das pessoas quanto às regras em geral, a acadêmica da 7ª fase de Psicologia da UNIFEBE, Mariana Hingst, orientada pelo professor André Luiz Thieme, está desenvolvendo a pesquisa “O papel dos vieses cognitivos nos julgamentos e tomadas de decisões na pandemia da Covid-19″.

Os interessados em contribuir com a pesquisa podem responder voluntariamente o questionário virtual, que está disponível no link abaixo. A acadêmica destaca que o estudo do Programa de Iniciação Científica de Psicologia (PIC PSI) será embasado nas teorias de comportamento governado por regras e de vieses cognitivos. “É importante ressaltar que não se trata de uma avaliação de valor quanto a quais comportamentos estão certos ou errados, pois buscamos compreender os aspectos que estão presentes na população em geral quanto às suas avaliações de regras. Sabemos que, apesar de o indivíduo possuir a capacidade de escolha, o ambiente exerce controle sobre o nosso comportamento, estando nós cientes disso ou não. Portanto, compreender melhor o comportamento humano envolve desenvolver possibilidades de se comportar de forma mais consciente”, esclarece Mariana.

Para a participação na pesquisa é necessário, primeiramente, ler e concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e responder a breves perguntas iniciais. Ao final do formulário podem ser colocadas as informações para contato, caso haja a disponibilidade de participar da segunda fase do estudo. O professor orientador, explica que a partir das respostas, 20 pessoas serão selecionadas para serem entrevistadas de forma presencial, na Clínica Escola de Psicologia da UNIFEBE ou de forma virtual. “A participação do maior número de pessoas possível é essencial para ampliar a avaliação do tema a ser estudado, embasado em diversos autores, e, de fato compreender como as regras e as formas como elas foram apresentadas durante a pandemia interferiram na avaliação das pessoas quanto às regras em geral”, enfatiza o professor André.

A pesquisa pode ser respondida por qualquer pessoa, de todas as faixas etárias. Os interessados podem responder voluntariamente.

Cadastramento e atualização dos cartões de acesso ao estacionamento

17 de dezembro de 2004
Einstein e UNIFEBE lançam pós em Excelência Operacional na área da saúde