27 de fevereiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Plantio de nogueira-pecã marca primeiro dia de visitas de Comitiva Alemã à UNIFEBE

Membros do Distrito de Karlsruhe estiveram na universidade nesta segunda-feira (27)

A UNIFEBE recebeu na manhã desta segunda-feira (27), a Comitiva Alemã do Distrito de Karlsruhe para uma série de ações em comemoração ao Jubileu de Ouro da instituição, celebrado no dia 15 de janeiro.

Os representantes alemães participaram de uma reunião na reitoria, a qual contou com a presença da gestão superior da instituição e de membros do poder público municipal. Em seguida, prestigiaram o plantio de uma muda da árvore frutífera, nogueira-pecã, no jardim do Bloco da Saúde, e acompanharam no auditório Doutor Germano Hoffmann as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pela equipe da UNIFEBE para a revisão do Plano Diretor de Brusque.

“Temos parcerias educacionais e convênios firmados com o Distrito de Karlsruhe e estamos muito felizes em recebê-los em nossa instituição para um ato que significa muito. A Nogueira-Pecã é uma árvore de alta longevidade e que gera bons frutos, assim como as relações que se estabeleceram entre Brasil e Alemanha. A parceria nos permite avançar a cidade no âmbito da sustentabilidade. É uma troca na qual ensinamos e aprendemos. Todos saem ganhando, pois os interesses entre as partes são parecidos”, salientou a professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE.

Ragnar Watteroth, representante da Comitiva Alemã, discursou momentos antes do plantio da árvore. Em sua fala, valorizou a parceria entre Karlsruhe e Brusque e celebrou o retorno dos intercâmbios de estudantes das cidades. “Nada pode simbolizar melhor os laços que temos do que uma árvore, ainda mais uma planta como essa. Nossa parceria traz ótimos resultados para ambas as partes e ver tantos jovens aqui é demais, são eles que simbolizam o futuro de todo o mundo. Inclusive, queremos voltar o mais rápido possível com o intercâmbio que existia entre os municípios, que foi interrompido durante os anos duros da pandemia e que agora podemos retomar”, disse.

Visita segue na terça-feira

Na terça-feira (28), os alemães voltam à UNIFEBE. A partir das 14h, participarão de uma explanação sobre a vivência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O tema será abordado pela coordenadora de mobilização do Movimento Nacional ODS SC, Camile Rebeca Bruns, no laboratório de Metodologias Ativas, no térreo do Bloco C.

A programação segue, às 15h, com a apresentação do Case Liga Steam, projeto aplicado com os estudantes do Colégio UNIFEBE, que resultou na execução de protótipos que minimizam os impactos ambientais causados em Brusque. O trabalho desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio ganhou destaque nacional e ficou em 2º lugar no Prêmio Liga Steam 2022.

Na sequência, o professor e arquiteto responsável pelo projeto paisagístico do campus, Karol Carminatti, fará um tour pelos espaços e apresentará a relação de cada intervenção com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação encerra às 19h, com a inauguração da parte externa do Complexo Esportivo da UNIFEBE, com um jogo inaugural entre professores e estudantes da instituição.

Parceria de Cooperação
A relação entre a UNIFEBE e o Distrito de Karlsruhe teve início em 2017, quando a instituição, passou a participar, semestralmente, das edições do Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”, realizado em parceria com a Universidade de Karlsruhe. Além de proporcionar que os acadêmicos das instituições de ensino compartilhassem cultura e conhecimento, o intercâmbio era uma das ações do macroprojeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, firmado entre o município de Brusque e o Distrito de Karlsruhe, que visava discutir melhorias no âmbito acadêmico em prol de transformar, por meio da mobilidade sustentável, o mundo onde vivemos.

Unifebe completa dois anos de Centro Universitário

01 de setembro de 2005
Grupo de Estudos Cinema e UNIFEBE promove exibições gratuitas de filmes para acadêmicos e comunidade
Universidade Comunitária