Os acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE encerraram o semestre com a produção de 18 episódios do podcast “Por Falar em Gestão”, já disponíveis no YouTube e no Spotify. A iniciativa promove a aprendizagem prática por meio da criação, produção e operação de um podcast institucional, colocando os estudantes em contato com profissionais de diferentes áreas da administração e da inovação.
Neste semestre, o projeto ganhou o reforço dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda. O crescimento do projeto também se refletiu no número de participantes: a equipe inicial, formada por oito acadêmicos, passou a contar com 15, cada com funções distintas e bem definidas na produção.
Ao longo do semestre, os acadêmicos se organizaram em equipes responsáveis por design visual, mídias sociais, roteirização e apresentação dos episódios. Os programas focaram nas trajetórias de egressos e profissionais de diversos segmentos, como consultoria, educação e indústria moveleira, permitindo que os participantes explorassem temas relevantes sob a ótica de quem já atua no mercado.
Dessa forma, os estudantes conheceram diferentes realidades profissionais e puderam refletir sobre o mercado de trabalho, os desafios da carreira e as múltiplas possibilidades de atuação após a graduação. A atividade também contribuiu para o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, gestão do tempo, criatividade e comunicação.
Para o coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE, professor Marcos Aurélio Gonçalves, o projeto reforça o compromisso da instituição com a formação conectada ao mercado:
“No podcast Por Falar em Gestão, nossos acadêmicos assumem o protagonismo. Eles planejam, produzem, conduzem entrevistas e interagem com profissionais que são referências em suas áreas. Isso amplia o repertório dos estudantes, fortalece o networking e aproxima ainda mais a universidade das demandas reais das organizações e do ecossistema de inovação da região.”
Como desafio extra, os acadêmicos de graduação assumiram o papel de mentores dos estudantes do itinerário de Tecnologias Digitais do Colégio UNIFEBE, que produziram dois episódios especiais do podcast. Essa ação fortaleceu a integração entre o Colégio e a Graduação e ampliou o networking dos participantes com o ecossistema de inovação da região.
Para o professor do itinerário de Tecnologias Digitais do Colégio UNIFEBE e responsável pelo Projeto do Podcast com a Graduação, professor Halan Patrick Reginatto, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades:
“O podcast, mais do que um simples projeto, tornou-se um espaço de networking entre acadêmicos e empresários já consolidados, ampliando significativamente o aprendizado dos participantes. Neste semestre, com a mentoria direcionada aos alunos do ensino médio, os universitários também assumiram o papel de transmissores de conhecimento, fortalecendo ainda mais o potencial da iniciativa. Com a entrada de novos cursos no projeto, ampliam-se as possibilidades e o caráter profissional do podcast se consolida cada vez mais.”
Produção interdisciplinar
A participação dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda foi focada em funções da área criativa, como design, direção de criação e fotografia. A partir da necessidade do podcast de fortalecer sua identidade visual, sua direção de criação e seu padrão estético das produções, a inserção desses cursos ocorreu de forma natural.
“Essas áreas fazem parte do cotidiano formativo dos nossos estudantes, então a aproximação com o projeto foi imediata”, relata o coordenador dos cursos, professor Thiago dos Santos.
“Os resultados são bastante claros: o podcast ganhou consistência visual, uma linguagem mais alinhada ao que se espera de um produto institucional e uma maior integração entre os cursos da UNIFEBE. É um exemplo de como projetos interdisciplinares podem fortalecer tanto a qualidade das entregas quanto a formação dos estudantes”, completa.
Os episódios do podcast “Por Falar em Gestão” podem ser acessados no canal oficial do projeto no YouTube e nas principais plataformas de streaming de áudio