As dinâmicas e jogos utilizados no processo de seleção para empresas criam um ambiente lúdico e desafiador, permitindo que diversas habilidades dos candidatos sejam avaliadas durante o processo. Para instruir e facilitar a condução dessas ferramentas, o curso de Psicologia da UNIFEBE realizou um bate-papo entre os acadêmicos da 4.ª e 6.ª fase, com a psicóloga e proprietária da Viver Mais, Viviane Almeida.
Na atividade, os estudantes vivenciaram na prática como aplicar e participar dessa metodologia em processos seletivos. A psicóloga integrou ambas as turmas em jogos de improvisação teatral, loja mágica e com o jogo parada de ônibus. “Minha participação teve como objetivo a vivência de jogos dramáticos no contexto organizacional. Os alunos puderam sentir e compreender o que são esses jogos e suas diferentes aplicabilidades nessa área”, relata a convidada.
As professoras dos componentes curriculares “Dinâmica de Grupo”, Bruna Maiara Giraldi, e “Psicologia e Processos de Gestão”, Suelen Frainer, destacam que ao simular situações do cotidiano em um ambiente seguro, os jogos dramáticos permitem que os indivíduos explorem diferentes papéis e compreendam suas próprias reações e as dos outros. Além de estimular a empatia, a criatividade e a capacidade de resolução de conflitos, elementos essenciais para o trabalho em grupo. “Os jogos também promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e comunicativas entre os participantes e, para os futuros psicólogos, essa prática trabalha a escuta ativa, observação de dinâmicas interpessoais e aplicação de técnicas”, complementam.
Para a acadêmica da 4.ª fase, Giovanna Zottis da Silva, ao vivenciar as dinâmicas, os estudantes compreenderam a importância de aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais. “A atividade foi um lembrete de que a teoria é fundamental, mas a prática é que consolida o aprendizado e nos prepara para os desafios do mundo do trabalho”. Já a acadêmica da 6.ª fase, Gisele Fuckner Bertoldi, ressalta que as abordagens permitem observar o comportamento dos candidatos em situações reais de trabalho, destacando aspectos como trabalho em equipe, liderança e resolução de conflitos. “A dinâmica proporcionou um ambiente leve e descontraído, demonstrando ser possível reduzir a ansiedade dos candidatos, permitindo que eles revelem suas verdadeiras características”.
A coordenadora de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins, enfatiza que mais uma vez o curso promove a integração entre e o teoria e prática, dessa vez por meio da interdisciplinaridade. “O propósito dessa atividade foi justamente demonstrar outras possibilidades dentro do recrutamento de seleção e da avaliação de desempenho, por meio de um aprendizado vivencial alicerçado na teoria”.