31 de agosto de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Prática pedagógica durante a pandemia é transformada em capítulo de livro

Professor de Educação Física da UNIFEBE, Leonardo Ristow, descreve o desenvolvimento da disciplina Avaliação Física

As novas formas de ensinar e aprender impostas pela pandemia do coronavírus se transformaram em inspiração e exemplo para o futuro. Foi com o intuito de compartilhar com os colegas, que o professor do curso de Educação Física da UNIFEBE, Leonardo Ristow, transformou em texto, o desenvolvimento da disciplina Avaliação Física. O material intitulado “Aprendizagem Baseada em Inquérito em tempos de pandemia” foi publicado no livro 20 Práticas Pedagógicas realizadas no Ensino Remoto em 2020, organizado pelas professoras Letícia Viesba e Marilena Rosalen.

No e-book, Ristow conta sobre como implantou a metodologia ativa, que teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes, mesmo com as aulas virtuais. De acordo com o autor do capítulo, na Aprendizagem Baseada em Inquérito, o aluno assume um papel de autonomia, já que o professor elabora algumas atividades para que o próprio estudante construa o seu conhecimento sobre aquele conteúdo e disciplina. “O intuito é compartilhar minha experiência, analisando os prós e contras do método e de como ele foi aplicado. E, assim, contribuir com os professores que tenham interesse e que queiram estimular os estudantes a terem autonomia no seu processo de ensino-aprendizagem”, salienta Ristow.

O relato completo do professor da UNIFEBE pode ser conferido de forma gratuita, na versão digital do livro.  A versão física deve ser publicada em breve e estará disponível na Biblioteca da UNIFEBE.

Renovado reconhecimento do curso de Administração da Unifebe

17 de fevereiro de 2010