20 de agosto de 2018

Presidente da Acafe participa de Fórum de Cidades Digitais

Evento que reuniu quase 30 municípios na UNIFEBE apresentou soluções para maior eficiência de gestão

Foto: Arthur Timm

Uma das premissas da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) é integrar os municípios para a construção dos mais diversos conhecimentos. Com este objetivo, o professor Doutor Günther Lother Pertschy, presidente da entidade e reitor da UNIFEBE, colocou as intuições da Acafe à disposição dos gestores municipais durante o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, para desenvolver soluções em suas respectivas gestões.

Tecnologias para maior eficiência da Saúde, Segurança e Educação foram os temas compartilhados no evento, realizado na UNIFEBE na quinta-feira, 16, e que reuniu prefeitos e gestores públicos de quase 30 municípios.

— Sediar um fórum que reúne tantos municípios da nossa região para debatermos soluções eficientes de gestão, que melhoram a vida da comunidade, é uma grande satisfação. Para as instituições comunitárias é essencial a construção destes conhecimentos que criam novas tecnologias e aprimoram soluções — enfatiza Pertschy.

O vice-presidente da Ammvi e prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, apresentou o projeto de monitoramento com câmeras OCR, que fazem a leitura das placas dos veículos, contra furtos e roubos, nas entradas e saídas da cidade. Ele salienta que o uso das tecnologias é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, destaca o protagonismo do município com a realização do fórum em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD), passando a fomentar o desenvolvimento regional pelo viés tecnológico.

— As organizações, sejam públicas ou privadas, não conseguem executar um planejamento sem tecnologia. Precisamos estar preparados para uma resposta rápida. Em Brusque temos três estações inteligentes que alia tecnologia com a questão ambiental — comenta o prefeito, destacando ainda o projeto que prevê a interligação de todas as unidades públicas da cidade por meio de fibra óptica.

O coordenador do projeto de desenvolvimento urbano sustentável de Brusque e superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, explica que as estações inteligentes, com tecnologia que agrega informações para monitoramento de estados ambientais, carregamento de carro elétricos e celulares, iluminação LED e roteador wi-fi gratuito, fazem parte de um plano de ação com aporte financeiro internacional para o clima, desenvolvido em parceria com o distrito alemão de Karlsruhe.

— Tivemos a oportunidade de mostrar tudo o que foi desenvolvido numa parceria, que começou com o Clima e se transformou num desenvolvimento sustentável da nossa cidade. A Fundema, a UNIFEBE e outros órgãos públicos se envolveram neste projeto e conseguimos trazer vários benefícios para Brusque, que tem se transformado a cada dia numa cidade mais sustentável — ressalta.

Na Saúde, o sistema Pronto de Blumenau poderá ser compartilhado através de consórcio entre os 14 municípios integrantes da Ammvi. De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, além de todo o controle que a ferramenta possibilita, a aplicação passou a ser disponibilizada para os usuários do SUS por aplicativo, trazendo na palma da mão o acesso a exames, vacinas e demais informações dentro do histórico médico do paciente, além da possibilidade de agendamento de consultas.

— Com isso nós acabamos com fila de madrugada. É nessa direção que nós queremos trabalhar porque não vejo mais lugar do cidadão na frente do postinho às 4h da manhã para ter acesso a uma consulta dois, três dias depois — afirma.

Na Educação, as prefeituras de Timbó e Rio dos Cedros também apresentaram as tecnologias educacionais adotadas nos municípios para impulsionar o ensino e para ter maior controle de gestão. Na avaliação da gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Marise Suely de Souza Conceição, o desafio das escolas é transformar a tecnologia em conhecimento nas salas de aulas.

Projetos Inovadores – Quatorze prefeitos do Vale do Itajaí receberam da Rede Cidade Digital, durante o Fórum, o título de Projeto Inovador 2018, por iniciativas digitais em andamento nas localidades. A articuladora da RCD, Stephanie Munhoz, frisou a importância do encontro para troca de experiências e valorização dos gestores que estão investimento em inovação e buscando meios para melhorar aprimorar a administração pública.

Projeto Inovador 2017 – Médio Vale do Itajaí

AMMVI (Médio Vale do Itajaí)

BLUMENAU – Aplicativo Pronto Mobile

BRUSQUE – Estações Inteligentes