06 de junho de 2014

Presidente Dilma assina lei que beneficia universidades comunitárias

Os reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, entre eles o reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Günther Lother Pertschy, participaram no início da tarde de sexta-feira, 6 de junho, no CentroSul em Florianópolis, de uma cerimônia com a presidente Dilma Rousseff.

Na oportunidade, ela assinou a lei que reabre o prazo para adesão ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (PROIES), que determina a anistia dos valores devidos à União pela maioria das instituições e a criação de mais 200 mil  bolsas de estudos de 50 a 100% aos estudantes universitários catarinenses, nos próximos 10 anos.

“A UNIFEBE não possui nenhuma dívida com a União, mas como parte do Sistema Acafe comemora o reconhecimento da presidente com as universidades comunitárias, cuja lei ela própria sancionou no ano passado”, avalia Pertschy.

“Só temos a agradecer a persistência de toda a bancada catarinense, em especial dos senadores Paulo Bauer (PSDB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do deputado federal Pedro Uczai (PT), que realizou o trabalho de autoria e relatoria do PROIES na Câmara dos Deputados”, acrescenta.

Durante o evento, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, enalteceu a presença dos gestores. “Presidente, aqui estão os reitores em um gesto de gratidão. Com a assinatura do PROIES a senhora viabiliza o nosso modelo de educação superior no Estado”, declarou.

Em seguida, a presidente declarou que garantir mais acesso ao ensino superior é uma bela forma de terminar essa semana em que o Brasil ganhou o novo Plano Nacional de Educação. “Essa sanção que fiz resgata o papel das universidades comunitárias, essenciais para o nosso país. Elas têm muito peso aqui no Estado, assim como no Rio Grande do Sul. Quanto mais pudermos garantir condições de expansão para as universidades comunitárias, mais bem servidos os jovens brasileiros estarão”, destacou.

Anúncios

A presidente chegou a Florianópolis 15 minutos após o meio dia. O avião desceu no Aeroporto Hercílio Luz, onde ela era esperada pelo governador Raimundo Colombo e o prefeito Cesar Souza Júnior, entre outras autoridades.

Dilma foi direto para o CentroSul, onde também participou da cerimônia de formatura de uma turma com cerca de dois mil alunos do Pronatec e anunciou a liberação de verbas para obras em Santa Catarina, somando um total de quase R$ 500 milhões.

Foi anunciada a liberação R$ 412 milhões para obras de infraestrutura para melhorar a mobilidade urbana de Florianópolis, R$ 39 milhões para inclusão da duplicação da BR-282, em Xanxerê, no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e confirmado o convênio de R$ 4,9 milhões com o município de Biguaçu, referente à aquisição de equipamentos para o hospital regional do município, que será inaugurado em setembro.

Texto e fotos: Thayse Helena Machado
imprensa@unifebe.edu.br