10 de fevereiro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Primeira turma de Internato Médico da UNIFEBE atua nos hospitais Azambuja e Santo Antônio

Acadêmicos da 9ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE vivenciam o dia a dia da profissão

Acompanhados diretamente por docentes supervisores e médicos preceptores, os acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) vivenciarão, no Hospital Azambuja, em Brusque, e no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, o dia a dia da profissão. Por meio do Internato Médico, estágio obrigatório do curso, os estudantes somarão esforços aos atendimentos do Sistema Único de Saúde das unidades hospitalares, visitando pacientes internados, discutindo casos, diagnósticos e tratamentos, em especialidades como Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

Nesta primeira etapa do Internato serão seis semanas de estudos e práticas em cada especialidade, sendo dessas seis semanas, três em cada unidade hospitalar. Somente em Clínica Médica são dozes semanas exclusivamente no Hospital Azambuja. Divididos em grupos de cinco alunos, cada equipe atua, em média, 8 horas por dia no hospital, em determinada especialidade. Os grupos revezam os atendimentos, de acordo com o cronograma e organização da equipe técnica, de preceptores e docentes, que supervisionam cada passo dos acadêmicos.

“O Internato Médico é uma fase ímpar do curso, de muitos aprendizados e de aplicar na prática tudo o que aprendemos nos últimos quatro anos da graduação. Ao aliar essa prática à formação acadêmica, muitas vezes, conseguimos investigar fatores que contribuem para o aparecimento das doenças, rastrearmos e prevenirmos o surgimento das enfermidades na família do paciente. Nesse sentido que o estágio obrigatório é essencial para a formação de um médico de excelência, mais humano e bem preparado”, enfatiza o acadêmico Gabriel Andrigheto.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina, doutor Osvaldo Quirino de Souza, o convênio da UNIFEBE com os hospitais da região é essencial para que os acadêmicos de Medicina vivenciem essa fase do curso. “O acolhimento e a boa vontade dos profissionais que atuam nessas unidades hospitalares, de contribuir com a formação desses futuros médicos, é primordial para que, juntos, contribuamos também com o Sistema Único de Saúde e, principalmente, com a população que é atendida nesses hospitais. Somos muito gratos a todos os parceiros e temos a convicção de que a primeira turma de Medicina da UNIFEBE sairá da universidade preparada para a realidade profissional”, complementa doutor Osvaldo.

A primeira turma de Internos iniciou o estágio em fevereiro de 2023, e em julho, um novo grupo de estudantes também ingressará nas unidades hospitalares. O Internato Médico acontece nos últimos dois anos da graduação, e além das especialidades estudadas na primeira etapa, os acadêmicos vivenciam outras especialidades e práticas em hospitais, policlínica, asilos e unidades básicas de saúde.

Cursos de graduação da Unifebe recebem reconhecimento – 14/06/2010

14 de junho de 2010
Prorrogada a validade do Edital Unifebe 06/08 – Assistente de Administração de Pessoal

11 de julho de 2008