12 de dezembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Produções de curtas-metragens estimula o trabalho em equipe, no Colégio UNIFEBE

Resultado do trabalho desenvolvido ao longo do semestre foi apresentado no último dia 6

Três filmes curtas-metragens, produzidos por estudantes do Colégio UNIFEBE, foram exibidos durante uma noite especial. Nela, além das produções, trailers e cartazes, todos produzidos pelos cerca de 30 estudantes do 1º ano do ensino médio, foram exibidos.

Durante o exercício, o grupo foi dividido em equipes de 10 a 12 integrantes. Segundo o professor Luiz Deschamps, além das demandas de domínio técnico, a atividade estimulou o empreendedorismo cultural, administração de habilidades e o gerenciamento de emoções para desenvolver a atividade em grupo.

Ao longo da noite, foram premiados os melhores filmes, além de destaques em categorias como Melhor Cartaz, Melhor Trailer, Melhor Trilha Sonora e os atores mais destacados dos filmes. Parte dos estudantes ainda participaram da apresentação da atividade, como Camila Vitória Stofela e Kauan Vinícius Bertolini, ambos do Clube de Debates Eloquência.

Para além do reconhecimento, o professor destaca o reflexo das atividades para os jovens. “O processo exigiu destes estudantes muita criatividade, inteligência e também produção textual. Todas as equipes produziram storylines, argumentos e roteiros de suas produções, e storyboard do projeto com desenhos inspirados no curta-metragem”, relata.

Classificando a programação de apresentação como uma versão da premiação do Óscar, o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, destaca a forma como as diferentes competências foram trabalhadas de maneira lúdica até o resultado dos trabalhos. Segundo ele, com a atividade foi possível desenvolver diferentes habilidades e estimular o engajamento dos estudantes.

“Foi muito interessante ver a produção como um todo, o desempenho dos meninos e meninas, seja no empreendedorismo de lançar um filme, seja na parte artística do filme”, descreve.

Arte e criatividade
Entre os premiados da noite, Isadora Lofhagen foi eleita melhor atriz principal. Ela relata que a escolha do grupo foi pela produção de um curta-metragem de suspense. Até chegar ao formato final, ela relata que foi necessário rever o projeto, já na produção. O resultado, segundo ela, além de positivo possibilitou unir o amor pela escrita e pela atuação.

“Fragmentos do Passado, conta a história de uma mulher solitária que abre a sua casa para hospedagem e em um determinado momento, uma das hóspedes acaba por reavivar na memória da mulher solitária o falecido ex-namorado, que ainda é muito amado por ela. Ao longo da trama, testemunhamos a transformação dos personagens e a revelação de segredos inimagináveis”, resume.

Segundo ela, a produção do roteiro e interpretação foram desafios proporcionados pelo trabalho. Ela destaca a criatividade e empenho do grupo como diferenciais para que o filme pudesse ser desenvolvido.

“Projetos como este estimulam o fazer em grupo, o entretenimento, o processo criativo e ajudam a construir e ou a reconhecer o artista que cada um tem em si. Sem falar na contribuição para a nossa formação como seres humanos, que precisam, todo dia, lidar com o aprendizado, com o planejamento, com prazos e, principalmente, com histórias, sejam as suas ou as das pessoas que convivem”, relata a estudante.

Comunicado – Resultado Final para vaga de Assessor de Comunicação Social

09 de fevereiro de 2011
Juiz professor da UNIFEBE recebe homenagem em Florianópolis

16 de dezembro de 2011