Comunicação e criatividade em prol da proteção animal, esse foi o conceito dos materiais institucionais e layouts produzidos pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, para a Acapra de Brusque.
Divididos em grupos, por semestre e por curso, os estudantes foram instigados a criar adesivos, bottons, estampas de camisetas e ecobags, calendários, canecas, brindes, flyers e realizar um planejamento de campanha, para que a ONG pudesse comercializar os produtos e, com a verba adquirida, ajudar mais animais.
Para chegar no desenvolvimento criativo dos materiais, os cursos promoveram uma live no estúdio da TV UNI, com o representante da ONG, Alexandre Pavesi. Durante o bate-papo virtual, Pavesi contou a história da Acapra e esclareceu as dúvidas dos alunos e professores.
Os estudantes dos dois cursos também realizaram duas sessões fotográficas no Estúdio Fotográfico da UNIFEBE, durante as aulas de Fotografia, e o resultado foi utilizado para ilustrar os produtos, como faixas, banners, calendário, canecas, adesivos, flyers, ecobags e camisetas.
Segundo o coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, professor Thiago dos Santos, este é o propósito das atividades desenvolvidas por meio da curricularização da extensão, de integrar a prática profissional com o aprendizado acadêmico. “Ao colaborar com a Acapra, os nossos alunos não só aprimoraram suas competências técnicas e criativas, mas também se envolveram diretamente com uma causa de grande relevância social. Essa experiência demonstrou, na prática, como a publicidade e o design podem ser ferramentas de transformação social, ao reforçar a importância de esses alunos tornarem-se profissionais comprometidos não apenas com o mercado, mas também com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente”, salienta o professor.
A voluntária da Acapra, designer e profissional de marketing, Maria Eduarda Martins, agradeceu o cuidado da instituição e dos estudantes com a causa da ONG. “Foi nítido o empenho e trabalho que depositaram em cada layout. É muito bom ter a visão de alguém de fora da causa, pois as vezes nós estamos tão sobrecarregados com a maldade que vemos, que falta um senso crítico e criatividade para ver a beleza. O que foi essencial e muito bem representado em todos os trabalhos. Se houvesse oportunidade com certeza iríamos produzir todos os materiais, pois ficaram ótimos”, enfatizou.
Os layouts dos materiais e as criações das peças institucionais feitas pelos próprios estudantes serão disponibilizadas à Acapra, que pretende comercializar o calendário na festa “Pirão com Linguiça”, evento promovido pela ONG, objetivando a arrecadação de fundos para auxílio dos animais resgatados.