notícias colégio
Notícias
06 de junho de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Produtos de comunicação são criados por estudantes da UNIFEBE para instigar a adoção dos animais atendidos pela Acapra

Materiais são resultado do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da instituição

Comunicação e criatividade em prol da proteção animal, esse foi o conceito dos materiais institucionais e layouts produzidos pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, para a Acapra de Brusque.

Divididos em grupos, por semestre e por curso, os estudantes foram instigados a criar adesivos, bottons, estampas de camisetas e ecobags, calendários, canecas, brindes, flyers e realizar um planejamento de campanha, para que a ONG pudesse comercializar os produtos e, com a verba adquirida, ajudar mais animais.

Para chegar no desenvolvimento criativo dos materiais, os cursos promoveram uma live no estúdio da TV UNI, com o representante da ONG, Alexandre Pavesi. Durante o bate-papo virtual, Pavesi contou a história da Acapra e esclareceu as dúvidas dos alunos e professores.

Os estudantes dos dois cursos também realizaram duas sessões fotográficas no Estúdio Fotográfico da UNIFEBE, durante as aulas de Fotografia, e o resultado foi utilizado para ilustrar os produtos, como faixas, banners, calendário, canecas, adesivos, flyers, ecobags e camisetas.

 

 

Os produtos criativos

O grupo da acadêmica Manuela Bósio, da 5ª fase de Design Gráfico, criou um calendário de mesa. A escolha considerou a praticidade e utilização do material institucional em diversos ambientes. Para gerar o desejo de compra do produto, a equipe optou por usar algumas fotos de animais, feitas por outros estudantes, mesclando com ilustrações digitais, produzidas pelo próprio grupo, em cores mais claras e tipografia mais arredondada.

“Desenvolvemos as páginas no Illustrator e as ilustrações foram feitas no procreate. Essa atividade exigiu bastante conhecimento sobre marketing e semiótica, sobre as sensações que uma arte gráfica pode trazer às pessoas e como isso influencia no comportamento de compra delas”, explica a acadêmica.

 

Já a equipe do calouro de Publicidade e Propaganda, José Carlos Baumgartner, recebeu como desafio a elaboração de materiais gráficos para serem utilizados durante os Pedágios Solidários realizados pela ONG. Na arte, os estudantes usam o carro, como veículo de passeio, para instigar a doação dos animais atendidos pela Acapra e, com a chamada, “Hey! Vamos passear em família”, o grupo convida a população a doar em prol da causa animal. “O trabalho possibilitou que vivenciássemos uma situação real do mercado de trabalho, na qual o cliente nos apresenta uma demanda e, nós, com nossos conhecimentos e habilidades, propomos sugestões criativas”, avalia o estudante.

Segundo o coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, professor Thiago dos Santos, este é o propósito das atividades desenvolvidas por meio da curricularização da extensão, de integrar a prática profissional com o aprendizado acadêmico. “Ao colaborar com a Acapra, os nossos alunos não só aprimoraram suas competências técnicas e criativas, mas também se envolveram diretamente com uma causa de grande relevância social. Essa experiência demonstrou, na prática, como a publicidade e o design podem ser ferramentas de transformação social, ao reforçar a importância de esses alunos tornarem-se profissionais comprometidos não apenas com o mercado, mas também com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente”, salienta o professor.

A voluntária da Acapra, designer e profissional de marketing, Maria Eduarda Martins, agradeceu o cuidado da instituição e dos estudantes com a causa da ONG. “Foi nítido o empenho e trabalho que depositaram em cada layout. É muito bom ter a visão de alguém de fora da causa, pois as vezes nós estamos tão sobrecarregados com a maldade que vemos, que falta um senso crítico e criatividade para ver a beleza. O que foi essencial e muito bem representado em todos os trabalhos. Se houvesse oportunidade com certeza iríamos produzir todos os materiais, pois ficaram ótimos”, enfatizou.

Os layouts dos materiais e as criações das peças institucionais feitas pelos próprios estudantes serão disponibilizadas à Acapra, que pretende comercializar o calendário na festa “Pirão com Linguiça”, evento promovido pela ONG, objetivando a arrecadação de fundos para auxílio dos animais resgatados.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Solidariedade é destaque em gincana ADM 2015

Solidariedade é destaque em gincana ADM 2015


16 de setembro de 2015
UNIFEBE dá boas-vindas aos novos alunos
Destaque

UNIFEBE dá boas-vindas aos novos alunos


02 de fevereiro de 2021
Comunicado nº 38/11 – Resultado Final para vaga de Secretário I

Comunicado nº 38/11 – Resultado Final para vaga de Secretário I


08 de junho de 2011
Skip to content