notícias colégio
Notícias
06 de junho de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Produtos de comunicação são criados por estudantes da UNIFEBE para instigar a adoção dos animais atendidos pela Acapra

Materiais são resultado do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da instituição

Comunicação e criatividade em prol da proteção animal, esse foi o conceito dos materiais institucionais e layouts produzidos pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, para a Acapra de Brusque.

Divididos em grupos, por semestre e por curso, os estudantes foram instigados a criar adesivos, bottons, estampas de camisetas e ecobags, calendários, canecas, brindes, flyers e realizar um planejamento de campanha, para que a ONG pudesse comercializar os produtos e, com a verba adquirida, ajudar mais animais.

Para chegar no desenvolvimento criativo dos materiais, os cursos promoveram uma live no estúdio da TV UNI, com o representante da ONG, Alexandre Pavesi. Durante o bate-papo virtual, Pavesi contou a história da Acapra e esclareceu as dúvidas dos alunos e professores.

Os estudantes dos dois cursos também realizaram duas sessões fotográficas no Estúdio Fotográfico da UNIFEBE, durante as aulas de Fotografia, e o resultado foi utilizado para ilustrar os produtos, como faixas, banners, calendário, canecas, adesivos, flyers, ecobags e camisetas.

 

 

Os produtos criativos

O grupo da acadêmica Manuela Bósio, da 5ª fase de Design Gráfico, criou um calendário de mesa. A escolha considerou a praticidade e utilização do material institucional em diversos ambientes. Para gerar o desejo de compra do produto, a equipe optou por usar algumas fotos de animais, feitas por outros estudantes, mesclando com ilustrações digitais, produzidas pelo próprio grupo, em cores mais claras e tipografia mais arredondada.

“Desenvolvemos as páginas no Illustrator e as ilustrações foram feitas no procreate. Essa atividade exigiu bastante conhecimento sobre marketing e semiótica, sobre as sensações que uma arte gráfica pode trazer às pessoas e como isso influencia no comportamento de compra delas”, explica a acadêmica.

 

Já a equipe do calouro de Publicidade e Propaganda, José Carlos Baumgartner, recebeu como desafio a elaboração de materiais gráficos para serem utilizados durante os Pedágios Solidários realizados pela ONG. Na arte, os estudantes usam o carro, como veículo de passeio, para instigar a doação dos animais atendidos pela Acapra e, com a chamada, “Hey! Vamos passear em família”, o grupo convida a população a doar em prol da causa animal. “O trabalho possibilitou que vivenciássemos uma situação real do mercado de trabalho, na qual o cliente nos apresenta uma demanda e, nós, com nossos conhecimentos e habilidades, propomos sugestões criativas”, avalia o estudante.

Segundo o coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, professor Thiago dos Santos, este é o propósito das atividades desenvolvidas por meio da curricularização da extensão, de integrar a prática profissional com o aprendizado acadêmico. “Ao colaborar com a Acapra, os nossos alunos não só aprimoraram suas competências técnicas e criativas, mas também se envolveram diretamente com uma causa de grande relevância social. Essa experiência demonstrou, na prática, como a publicidade e o design podem ser ferramentas de transformação social, ao reforçar a importância de esses alunos tornarem-se profissionais comprometidos não apenas com o mercado, mas também com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente”, salienta o professor.

A voluntária da Acapra, designer e profissional de marketing, Maria Eduarda Martins, agradeceu o cuidado da instituição e dos estudantes com a causa da ONG. “Foi nítido o empenho e trabalho que depositaram em cada layout. É muito bom ter a visão de alguém de fora da causa, pois as vezes nós estamos tão sobrecarregados com a maldade que vemos, que falta um senso crítico e criatividade para ver a beleza. O que foi essencial e muito bem representado em todos os trabalhos. Se houvesse oportunidade com certeza iríamos produzir todos os materiais, pois ficaram ótimos”, enfatizou.

Os layouts dos materiais e as criações das peças institucionais feitas pelos próprios estudantes serão disponibilizadas à Acapra, que pretende comercializar o calendário na festa “Pirão com Linguiça”, evento promovido pela ONG, objetivando a arrecadação de fundos para auxílio dos animais resgatados.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Grêmio Estudantil do Colégio UNIFEBE realiza viagem de estudos para Curitiba
Colégio UNIFEBE

Grêmio Estudantil do Colégio UNIFEBE realiza viagem de estudos para Curitiba


29 de novembro de 2022
Liberada parcela de Bolsa de Estudo

Liberada parcela de Bolsa de Estudo


09 de agosto de 2012
Super Nanny estará na Unifebe nesta quinta-feira

Super Nanny estará na Unifebe nesta quinta-feira


17 de agosto de 2011
Skip to content