notícias colégio
Notícias
22 de junho de 2011

Professor da Unifebe é doutor em Direito na Europa

O ex-aluno e professor do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Rodrigo José Leal, defendeu neste mês, na Universidade de Alicante/Espanha, sua tese de doutorado em Direito. A tese foi aprovada com nota dez – máxima pontuação permitida. O tema do doutorado, equilíbrio ecológico e controle penal da pessoa jurídica, refletiu como exercer um controle jurídicopenal eficaz e capaz de interromper e/ou diminuir a contaminação e a degradação ambiental praticada por empresas no Brasil.

O tema no Brasil tomou corpo com a edição da Lei 9.605/1998 que introduziu o controle penal da pessoa jurídica por crimes ambientais. Na Europa, entrou em vigor o controle penal das pessoas jurídicas por crimes ambientais na Espanha a partir de dezembro de 2010. Em Portugal, desde 2007. A União Europeia pretende harmonizar a legislação de seus 27 Estados-Membros sobre a questão. Isso demonstra a atualidade e relevância da discussão trabalhada na tese.

A banca foi composta por cinco professores doutores. Já a tese foi orientada pelos doutores Bernardo del Rosal Blasco, Catedrático de Direito Penal da Universidade de Alicante/Espanha e Paulo Márcio Cruz, Catedrático de Direito Constitucional da Universidade do Vale do Itajaí.

Estiveram no evento o coordenador do Doutorado em Direito da Universidade de Alicante na Espanha, doutor Germán Valencia Martín, professores do Departamento de Estudos Jurídicos do Estado da Universidade de Alicante, doutorandos e mestrandos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Também acompanharam a defesa o ex-coordenador e professor do Curso de Direito da Unifebe, João José Leal e seus familiares.

Qualidade no curso de Direito
Para a coordenadora de Direito da Unifebe, Thaís Vandresen, que assistiu à defesa, a conquista de título – grau máximo acadêmico em Direito – revela mais uma vez que os alunos que estudaram no curso da Unifebe receberam um comprometido ensino jurídico. "Isso nos serve de estímulo, pois é sinal de que estamos colhendo os frutos de uma boa semeadura, iniciada por aqueles que acreditaram ser possível estudar com qualidade a Ciência Jurídica em Brusque, na Unifebe. É possível fazer um curso de qualidade na cidade. Este título é mais uma prova disso e reflexo do comprometido trabalho de todos", ressaltou.

A atual coordenadora aproveitou para parabenizar a todos os ex-coordenadores, professores, ex-professores, alunos e egressos pelo empenho que tiveram e têm tido para a excelência do curso de Direito da Unifebe nessas quase duas décadas de atividades (1992-2011).

O acadêmico de Direito da Unifebe, Deivid Kistenmacher, revelou que presenciar a defesa da tese de seu professor e orientador foi uma importante experiência, que muito fortaleceu sua formação acadêmica. "Sinto que o ensino do curso de Direito da Unifebe é de excelência. Ter um professor aprovado com louvor em uma banca de doutorado na Europa demonstra que o ensino e o trabalho científico de nossos professores é de qualidade" destacou.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Administração da Unifebe visitam a Bunge

Acadêmicos de Administração da Unifebe visitam a Bunge


16 de junho de 2008
Unifebe realiza exposição fotográfica “Click Ativo”

Unifebe realiza exposição fotográfica “Click Ativo”


25 de agosto de 2008
UNIFEBE realizará nova pesquisa na edição deste ano da Fenarreco
Universidade Comunitária

UNIFEBE realizará nova pesquisa na edição deste ano da Fenarreco


23 de janeiro de 2025
Skip to content