20 de abril de 2006

Professor da Unifebe lançou livro em Braille

O livro Na Companhia das Fábulas, de André Soltau, professor do Curso de História e coordenador de Extensão da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, foi lançado na versão em Braille, na quarta-feira, dia 19.

Na Companhia das Fábulas foi publicado em 2003 pela Editora Cultura em Movimento que, em parceria com o Centro de Difusão da Literatura Regional para Cegos (Centro de Braille), traduziu a obra para a versão Braille.

O sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita usado por portadores de deficiência visual. O método foi criado pelo francês Louis Braille, cego desde os três anos de idade. Utilizando seis pontos em relevo, distribuídos em duas colunas, é possível formar 63 símbolos diferentes, que permitem traduzir obras de diversos idiomas.

O Centro de Braille, da Fundação Cultural de Blumenau, procura divulgar a produção literária de autores da região para que os cegos leiam e conheçam a história local. O livro Na Companhia das Fábulas, impresso em tinta e em Braille, é a sexta publicação do Centro de Braille.

O lançamento de Na Companhia das Fábulas foi neste dia 19 de abril, às 19h30min, na Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Blumenau. Junto ao lançamento aconteceu a abertura das exposições dos artistas plásticos Elias Andrade e Evaldo Frevgang.

Quem é André Soltau?

André Soltau, gaúcho de Alegrete, sempre gostou de observar a natureza. Fotógrafo, amante das artes cênicas, historiador e educador, ele consegue deixar marcas profundas e inquietantes por onde passa. A poeta e jornalista Tânia Rodrigues – que faz a apresentação do livro – qualifica André Soltau como "um poeta ainda tímido, ainda madurado, de coração escancarado", que retrata, em seus poemas, a sua própria maneira de ser: sensível aos apelos do amor pela mulher amada e pela fraternidade. E completa: "Ora utilizando a linguagem direta, objetiva, ora fazendo uso de estruturas mais rebuscadas, André nos lembra o quanto viver pode ser um ato perigoso, mas ainda assim tão indispensável e precioso".

Qualidade é tema de debate do curso de Pedagogia

24 de agosto de 2012
Palestra sobre Empreendedorismo reúne comunidade acadêmica

06 de novembro de 2009