18 de outubro de 2013

Professor da UNIFEBE recebe Comenda do Mérito Profissional

Na noite de quinta-feira, 17, a Câmara Municipal de Brusque homenageou profissionais em sessão solene pela passagem do Dia do Professor. Na ocasião, o professor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Adalberto Antonio Olinger recebeu a Comenda do Mérito Profissional das mãos da secretária municipal de educação, Gleusa Fischer. A solenidade foi prestigiada pelo reitor da instituição, Günther Lother Perstchy.

O vereador Guilherme Marchewsky foi quem propôs a homenagem e fez uma reflexão sobre a educação. “Este é um momento especial em que precisamos refletir. Momento de dizer o quanto precisamos olhar com muito mais preocupação nossa educação. Estamos aqui reconhecendo o trabalho que cada um dos homenageados fez e faz dentro da sala de aula, mas precisamos também refletir sobre as condições que estamos dando a esses profissionais, e chamar atenção para a necessidade de transformar a educação, em uma meta principal neste país. Será que é hora de iniciar a educação a distância se ainda não conseguimos dar conta da educação presencial?”, observou.

Guilherme disse que é preciso repensar sempre a profissão do professor. “Precisamos trabalhar para que o professor possa se sentir seguro. Almir Sater diz que é preciso paz para poder sorrir e nós precisamos paz para poder trabalhar. Tem gente querendo fazer ensino e não faz educação. Nosso país precisa de políticas públicas e por isso, estou aqui hoje para fazer esse alerta. Sabemos que muitas coisas já foram arrumadas dentro da nossa educação. Os resultados aparecem por meio do IDEB. Nosso município está bem, com um ponto acima da média nacional, mas não podemos esmorecer. Somos obrigados a fazer algo novo, algo diferente pela educação e esse processo vai além da escola, além da sala de aula. Dentro da sala o professor vai fazer a parte dele que é o ensino, mas além da escola há muito que se fazer, como um trabalho de saúde educacional para o professor, para o aluno e para os pais”, declarou o vereador.

Homenagem

Após a fala de Marchewsky, a professora Teresinha Inês Nervis apresentou uma paródia sobre a Educação usando a música de Almir Sater ‘As manhas e manhãs’, acompanhada da aluna Jordana Brogni, no violão. Em seguida, os homenageados Adalberto Antonio Olinger, Esilia Dalcegio, Maria Cristina Petermann, Mario Maestri, Saionara Sestrem Bartz e Teresinha Inês Nervis, receberam a comenda do Mérito Profissional das mãos do reitor Günther, de Gleusa Fischer, Dejair Machado, Valmir Ludvig, Moacir Merizio e Guilherme Marchewsky.

O professor Adalberto Antonio Olinger falou em nome dos homenageados e agradeceu o reconhecimento prestado da Câmara Municipal. “Sentimo-nos honrados, orgulhosos e agradecidos. Essa é uma atitude motivadora e é preciso regar mais atitudes dessa natureza”, salientou. Logo, Olinger fez referência a fatos históricos relacionados com a instituição do Dia do Professor e da trajetória desses profissionais. Também refletiu sobre a perda de valorização e falta de respeito para com os profissionais com o passar dos anos. “Antes o professor era tido como uma autoridade. Quando adentrava a sala todos os alunos o recebiam com respeito e silêncio e hoje não é isso que se vê. Lya Luft em um texto que comenta sobre o comportamento dos alunos, descreve que os alunos comem, jogam, usam o celular, conversam, riem como se estivessem num bar e o professor ali tentando exercer a dura profissão. Hoje para iniciar a aula, o professor tem que pedir licença. Se o professor hoje, for impor sua autoridade, corre o risco de ser questionado pela coordenação e se for mais severo, pode até ser processado pelos pais”, considerou o homenageado, acrescentando ainda que o professor é um eterno estudante, um contínuo aprendiz. “Se o professor é o pilar base da educação é nele que deveríamos investir prioritariamente”, concluiu.

A secretária de educação, Gleusa Fischer também parabenizou os homenageados. “Vocês foram escolhidos entre tantos profissionais que a nossa cidade tem para estar aqui, porque vocês escolheram estar aqui, quando optaram pela carreira de professor. É uma grande alegria participar deste momento  com vocês, que representam uma categoria que tem feito muito por este país e que ainda tem um longo caminho a percorrer. Estamos aqui para reconhecer essa classe, esse conjunto de pessoas, que trabalha e luta pela educação”, destacou.

Durante a solenidade, os músicos Didi Maçaneiro, Ronaldo Portoalegre e Valmir Ludvig, interpretaram as músicas O caderno e Aquarela.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Brusque

Simpósio de Direito começa nesta terça-feira

04 de outubro de 2010
Abertas inscrições para o Vestibular da Unifebe