notícias colégio
Notícias
24 de outubro de 2016

Professor e acadêmico participam de congresso de Redução de Riscos de Desastres

Nos dias 14 e 15 de outubro o professor Aluízio Haendchen Filho e o acadêmico de Sistemas de Informação da UNIFEBE Wagner Correia participaram do 1º Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres, realizado em Curitiba/PR.

O evento, organizado pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED, tem o objetivo de promover o trabalho em rede e o intercâmbio de informações e a troca de experiências em torno das ações necessárias para a redução de riscos de desastres, fomentando a inovação nas instituições por meio da cooperação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Segundo o professor Aluízio a participação foi muito proveitosa considerando os conhecimentos adquiridos e importantes contatos estabelecidos, além da participação na criação da Rede Brasileira de Pesquisa em Redução de Riscos e Desastres (RDD).

— Neste primeiro evento, o foco foi a troca de experiências e a formalização da nossa participação na rede RRD. A UNIFEBE vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa em RRD em parceria com a Defesa Civil de Brusque e Fundação Municipal do Meio Ambiente. Inicialmente, foi desenvolvido o aplicativo Alerta Brusque pelo acadêmico Wagner Correia, orientado pelo Prof. Pedro Zanchett, que fornece informações e sinais de alerta para previsão e prevenção de cheias — explica o professor.

Na segunda etapa do desenvolvimento do aplicativo, foram utilizados recursos de Inteligência Artificial para aperfeiçoar os métodos de previsão de cheias, e interfaces adaptativas que possibilitam obter informações utilizando comandos de voz.

— Nosso trabalho despertou interesse de pesquisadores e gestores com os quais mantivemos contato. Tivemos oportunidade de conhecer o trabalho de Business Intelligence e Big Data que a Defesa Civil do Estado do Paraná utiliza para auxiliar os processos de tomada de decisão em momentos críticos — conta.

Reportagem: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Apresentação de dança marca 130 anos da Abolição da Escravatura
Cultura

Apresentação de dança marca 130 anos da Abolição da Escravatura


15 de maio de 2018
Acadêmicas de Psicologia realizam projeto contra evasão escolar
Cultura

Acadêmicas de Psicologia realizam projeto contra evasão escolar


15 de setembro de 2017
Calouros da UNIFEBE são recepcionados com as “As Aventuras de Darci”

Calouros da UNIFEBE são recepcionados com as “As Aventuras de Darci”


11 de fevereiro de 2015
Skip to content