05 de junho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professor Eduardo Torto Meneghelli conversa com estudantes da UNIFEBE sobre motivação e superação

Palestra foi ministrada aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da instituição

Ao longo da jornada acadêmica é comum que os estudantes enfrentem uma série de desafios e precisem lidar com pressões internas e externas. Nesse contexto, ouvir o relato de alguém, que tem se superado durante toda sua vida, serve de motivação para seguir em frente e focar nos verdadeiros objetivos.

Superando suas limitações físicas, o professor Eduardo Torto Meneghelli, tem inspirado dezenas de pessoas com a palestra “Surpreenda-se”. O bate-papo com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil foi uma iniciativa do curso, com o intuito de elucidar aos acadêmicos a importância de transformar desafios em oportunidades.

“Aprendemos com ele que somos capazes de tudo aquilo que queremos ser, só precisamos ter persistência e muita força de vontade. Ele nos trouxe a motivação que precisávamos para irmos mais fundo na nossa futura profissão, para que nos dedicássemos e fôssemos melhores a cada dia, para que vivêssemos a vida intensamente”, relata a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo Julia Schmitz.

Por meio de insights e reflexões Eduardo apresentou ferramentas práticas de como desenvolver uma mentalidade positiva e determinada, além de abordar temas como resiliência, autodesenvolvimento e confiança. “Quando pensamos em uma palestra motivacional muitas vezes esquecemos o poder que ela tem de despertar e potencializar soft skills tão necessários para o crescimento e evolução pessoal e profissional. O professor Eduardo serviu de inspiração e com certeza todos saíram do evento com outra percepção sobre a vida”, enfatiza o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Oliveira de Aguiar.

Formação Humanizada

Em sua cadeira de rodas, professor Eduardo fez os estudantes refletirem também sobre o papel de suas futuras profissões, o enxergar as limitações e anseios do outro e como utilizar o conhecimento em prol da sociedade. “Fomos instigados a repensar questões relacionadas à acessibilidade e inclusão e como somos responsáveis por transformar certas realidades. Foi um momento que agregou tanto na minha formação profissional quanto pessoal, mostrando que nossos problemas se tornam mínimos quando lutamos por aquilo que tanto almejamos”, comenta a acadêmica de Engenharia Civil Martina Mosimann Busnardo.

Segundo a coordenadora de Engenharia Civil da UNIFEBE, professora Vivian Siffert Wildner, as estratégias para encontrar soluções criativas e a possibilidade de evoluir mesmo em circunstâncias adversas também servirão de inspiração para a trajetória dos estudantes. “A palestra foi uma grande lição de vida. Os futuros engenheiros também serão postos à prova e é essencial que eles saibam encontrar nestes momentos ainda mais motivação para alcançar seu sucesso e felicidade”, conclui a professora.

Professor Eduardo Torto Meneghelli

Eduardo nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, com artrogripose e é deficiente físico. Mestre em Educação pela Furb, o professor tem compartilhado sua trajetória de superação por meio de palestras com estudantes e dezenas de profissionais.

Confira as fotos da palestra:

Curso Seqüencial de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional

05 de dezembro de 2005