notícias colégio
Notícias
27 de novembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

X Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é realizado de maneira virtual

No evento, acadêmicos apresentaram cases estudados ao longo do semestre.

No ano em que o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque comemora os 25 anos de fundação, a 10ª edição do Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios foi mediada pela tecnologia. De modo virtual, os acadêmicos de Direito apresentaram os cases reais estudados ao longo do semestre.

A atividade que marca a conclusão dos estudos realizados no Projeto Integrador é viabilizada por meio da parceria entre a instituição e os escritórios de advocacia de Brusque e Tijucas, Defensoria Pública e o Departamento Jurídico da Havan. Durante a atividade, os acadêmicos dos níveis 3 e 4 do estágio obrigatório recebem situações problemas reais, encaminhadas pelos parceiros.

Após serem avaliados e escolhidos pelos professores do NPJ, os estudantes iniciam a resolução dos casos e providenciam a confecção de parecer jurídico ou a respectiva peça processual. Os resultados são novamente encaminhados aos parceiros, que elegem os trabalhos para serem apresentados no Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios.

“Neste semestre, nove cases foram apresentados pelos acadêmicos, e as temáticas foram bem diversificadas. Isso é um fato agregador à prática jurídica dos estagiários do NPJ, que têm a oportunidade de exercê-las em várias outras áreas de empregabilidade, normalmente não tão comuns nos atendimentos cotidianos do Núcleo”, explica a coordenadora do NPJ, professora Adriana Bina da Silveira.

Para o acadêmico Marcos Gabriel dos Santos Vieira, a atividade é uma vitrine para os futuros profissionais. “Além de aprendermos com os escritórios parceiros, por meio das apresentações podemos expor qual a nossa bagagem jurídica, e isso, com certeza, tem um peso muito grande no nosso currículo”, salienta Marcos.

O representante do escritório Cim Vogel Advogados, Luiz Antonio Vogel Junior, lembra que assim que recebem os resultados dos cases, os advogados se reúnem e analisam técnica e rigorosamente o trabalho, avaliando a linguagem escrita, a fundamentação jurídica adotada e, além disso, se o escopo proposto atingiu a finalidade.

“Ficamos impressionados com a qualidade técnica que os alunos vêm demonstrando a cada edição, e acreditamos que essa experiência pode significar e trazer luz ao acadêmico, fazendo-o descobrir sua vocação para advogar. Falamos isso com propriedade, pois possuímos dois advogados no escritório que encontraram a vocação e o amor pela profissão, justamente no estágio junto no NPJ da UNIFEBE, na oportunidade em que se envolveram com essas atividades e experiências práticas”, destaca Luiz Antonio.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, enfatiza que o Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é muito aguardado pelos estudantes. “A atividade oportuniza aos nossos estudantes desenvolverem ainda mais sua bagagem técnica e prática. A apresentação dos cases gera visibilidade e é um diferencial no currículo dos futuros profissionais”, pontua Gripa.

O evento realizado na modalidade take-home, transmitido pelo Google Meet, contou com a presença de mais de cem acadêmicos, egressos, professores e profissionais dos escritórios parceiros.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Classificados para o FIES 2007.2

Classificados para o FIES 2007.2


22 de outubro de 2007
Familiares de policiais assassinados são homenageados
Universidade Comunitária

Familiares de policiais assassinados são homenageados


29 de agosto de 2018
INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 02/09 – Dispõe sobre o registro de frequência de empregados na Unifebe

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 02/09 – Dispõe sobre o registro de frequência de empregados na Unifebe


24 de abril de 2009