notícias colégio
Notícias
18 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Professor participa de evento de mobilidade urbana em Lisboa

O futuro da logística urbana e a descarbonização dos transportes foram alguns dos temas abordados

O professor de Engenharia Civil da UNIFEBE, Julio César dos Santos, que cursa mestrado em Engenharia Urbana em Portugal, participou nos dias 13, 14 e 15 de setembro do Lisbon Mobi Summit — um dos eventos mais inovadores e relevantes na área de mobilidade urbana.

Temas como a conectividade e autonomia, soluções inteligentes para mobilidade foram abordados.  Também se discutiu o futuro da logística urbana, a descarbonização dos transportes, a questão energética com a entrada dos novos carros elétricos, a mobilidade partilhada, as smart cities, entre outros assuntos.

Santos destaca que a rede de transporte público coletivo ainda deve ser a espinha dorsal para toda a mobilidade das cidades. De acordo com ele, as novas plataformas que surgem, como Uber, carona compartilhada, car-sharing, scooter-sharing, bike-sharing serão os apoios para essa rede pública.

— As pessoas precisam mudar seus hábitos. Pascal Smet, ministro para a Mobilidade em Bruxelas, na Bélgica, comenta por exemplo que isso já está acontecendo naquela cidade, os jovens estão pensando “o meu carro significa o meu engarrafamento”. É preciso alterar o paradigma. Mudar as cidades para as pessoas — enfatiza.

Além dos debates diários, no evento havia também as experiências de mobilidade, onde os participantes puderam utilizar um carro autônomo partilhado (sem piloto), testar carros elétricos, conhecer o carro de corrida da fórmula E (fórmula 1 para carros elétricos), entre outras experiências.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Universidade Aberta de Lisboa lança intercâmbio virtual para acadêmicos de Processos Gerenciais
Processos Gerenciais

Universidade Aberta de Lisboa lança intercâmbio virtual para acadêmicos de Processos Gerenciais


19 de outubro de 2021
Natal Solidário reúne padrinhos e afilhados na Unifebe

Natal Solidário reúne padrinhos e afilhados na Unifebe


05 de dezembro de 2007
Professora da UNIFEBE apresenta trabalho em Congresso Mundial realizado em Portugal

Professora da UNIFEBE apresenta trabalho em Congresso Mundial realizado em Portugal


09 de agosto de 2012
Skip to content