notícias colégio
Notícias
18 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Professor participa de evento de mobilidade urbana em Lisboa

O futuro da logística urbana e a descarbonização dos transportes foram alguns dos temas abordados

O professor de Engenharia Civil da UNIFEBE, Julio César dos Santos, que cursa mestrado em Engenharia Urbana em Portugal, participou nos dias 13, 14 e 15 de setembro do Lisbon Mobi Summit — um dos eventos mais inovadores e relevantes na área de mobilidade urbana.

Temas como a conectividade e autonomia, soluções inteligentes para mobilidade foram abordados.  Também se discutiu o futuro da logística urbana, a descarbonização dos transportes, a questão energética com a entrada dos novos carros elétricos, a mobilidade partilhada, as smart cities, entre outros assuntos.

Santos destaca que a rede de transporte público coletivo ainda deve ser a espinha dorsal para toda a mobilidade das cidades. De acordo com ele, as novas plataformas que surgem, como Uber, carona compartilhada, car-sharing, scooter-sharing, bike-sharing serão os apoios para essa rede pública.

— As pessoas precisam mudar seus hábitos. Pascal Smet, ministro para a Mobilidade em Bruxelas, na Bélgica, comenta por exemplo que isso já está acontecendo naquela cidade, os jovens estão pensando “o meu carro significa o meu engarrafamento”. É preciso alterar o paradigma. Mudar as cidades para as pessoas — enfatiza.

Além dos debates diários, no evento havia também as experiências de mobilidade, onde os participantes puderam utilizar um carro autônomo partilhado (sem piloto), testar carros elétricos, conhecer o carro de corrida da fórmula E (fórmula 1 para carros elétricos), entre outras experiências.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe apóia evento sobre pilotagem motociclística segura

Unifebe apóia evento sobre pilotagem motociclística segura


25 de maio de 2010
Comunicado nº 02/12 – Entrevista para a função de Estagiário para o Núcleo de Informática

Comunicado nº 02/12 – Entrevista para a função de Estagiário para o Núcleo de Informática


30 de janeiro de 2012
UNIFEBE apresenta “Oportunidades e impactos do curso de Medicina em Brusque e região”
Destaque

UNIFEBE apresenta “Oportunidades e impactos do curso de Medicina em Brusque e região”


21 de novembro de 2019