08 de fevereiro de 2012

Professor tem dois artigos publicados em impressos de saúde

O professor da disciplina Lesões, Prevenção e Procedimentos nas Atividades Físicas do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Ricardo Brandt, teve dois artigos científicos publicados em veículos de comunicação impressos que tratam de saúde. O primeiro, intitulado "Perfil de humor de mulheres com fibromialgia", foi veiculado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria e o segundo, "Praticar caminhada melhora a qualidade do sono e os estados de humor em mulheres com síndrome da fibromialgia", foi publicado na Revista Dor, da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano, o professor explica que a síndrome da fibromialgia (SFM) atinge principalmente mulheres, sendo caracterizada por dores musculoesqueléticas associadas a distúrbios do sono, rigidez matinal, cefaleia crônica e distúrbios psíquicos. "Nossas pesquisas identificaram nas mulheres com fibromialgia elevados níveis de tensão, depressão e fadiga, associado a baixo vigor. Esses resultados enfatizam uma tendência de humor deprimido em mulheres com a síndrome, especialmente nas mais jovens, que trabalham formalmente, apresentam diagnóstico médico de depressão e possuem maiores números de sintomas relacionados a fibromialgia", destaca Brandt.

Segundo ele, como forma de tratamento para a fibromialgia identificou-se que a prática de caminhada melhorou a qualidade do sono e os estados de humor dessas mulheres, podendo ser a caminhada um fator associado ao tratamento da síndrome.

Os interessados em saber mais sobre o assunto podem entrar em contato com o professor pelo e-mail ricabrandt@gmail.com.

Texto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Unifebe

UNIFEIRA movimenta UNIFEBE com venda de produtos artesanais

04 de setembro de 2015