16 de fevereiro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Reitora da UNIFEBE ministra palestra aos professores da Rede Municipal de Ensino

Professora Rosemari Glatz abordou a história regional, por meio dos 200 anos da imigração alemã no Brasil

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, foi uma das palestrantes da Formação de Início do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino de Brusque. A palestra “200 anos da imigração alemã no Brasil: História Regional” foi ministrada no dia 2 de fevereiro, no auditório Doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, do campus Santa Terezinha. Mais de 150 profissionais de todas as escolas de Brusque acompanharam o evento presencialmente, enquanto os demais das unidades escolares prestigiaram a palestra de maneira virtual.

Em sua fala, a reitora, historiadora e pesquisadora, contextualizou a chegada dos primeiros alemães em Brusque e região e como os reflexos da imigração estão, até hoje, presentes no município.  Rodeada de elementos representativos, como a tradicional cuca alemã e até uma rosa, além de abordar as questões históricas e culturais, professora Rosemari, apresentou dicas e estratégias de como trabalhar o tema nas escolas. “Foi uma forma bastante didática de evidenciar a importância desse tema para a educação dos nossos jovens. Enfatizar nossas raízes e como elas são a base para a sociedade que somos hoje”, enalteceu a reitora.

Por fim, a reitora da UNIFEBE e também presidente do Conselho Municipal de Turismo de Brusque, acompanhada da diretora de Turismo, Rafaela Maestri, apresentou o Mapa Turístico do município como forma de trabalhar a história e a cultura com os alunos. No material, que foi impresso e disponibilizado nos educandários, os professores e estudantes podem conferir os principais pontos turísticos da cidade, como o Parque Zoobotânico, Praça das Esculturas, Parque Leopoldo Moritz, Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, além das principais igrejas, praças e eventos como a Fenarreco, Páscoa, Natal, a Fenajeep e o Festival da Cuca.

Comunicado – Jogos Copa do Mundo 2010

28 de junho de 2010