Durante o segundo semestre, os professores de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram de uma formação sobre Metodologias Ativas. A temática, que tem sido discutida na universidade e nos demais níveis e modalidades de ensino, visa repensar o papel do professor e as concepções e práticas pedagógicas.
A formação foi ministrada em dois momentos e abordou propostas de metodologias ativas e algumas vivências como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), Gameficação, Narrativas e Estudos de Caso. No primeiro módulo, as propostas foram trabalhadas pelo coordenador de Jogos Digitais, professor Fernando Luís Merízio.
Já no segundo dia de formação, a temática Sala de Aula Invertida foi abordada pelo professor Rogério Pedroso, que trouxe os conceitos e as possibilidade que a ferramenta Moodle proporciona para a aplicação dessa metodologia.
O Pró-Reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, também participou da formação e reforçou a necessidade das Metodologias Ativas nos novos tempos educacionais. “A sala de aula deve ser um local de discussões, pesquisa, aprofundamento a partir da resolução de problemas, contextualizadas ao dia a dia do acadêmico. As tecnologias vêm para contribuir com esse método de trabalho, tornando-se ferramentas indispensáveis na mediação deste novo cenário educacional”, enfatiza.
A Coordenadora de Pedagogia, professora Eliane Kormann, ressaltou a necessidade das Metodologias Ativas de ensino nos dias atuais. “A Pedagogia traz na essência a formação de professores, portanto deveria ser protagonista dessa perspectiva metodológica. A ideia é fazermos mais momentos de formação em Metodologias Ativas no próximo semestre para que, assim, possamos implantar no curso com fundamento, tornando-se mais um diferencial da nossa graduação”, conclui.
Metodologias Ativas
As Metodologias Ativas, mediadas por tecnologia ou não, tem correspondido bem a esse desafio da profissão, possibilitando mobilizar o pensamento e a reflexão do aluno, sua atitude ativa e não passiva, a resolução de problemas reais da sua profissão, processos pedagógicos mais dialógicos, investigativos, inovadores e criativos, valorizando o protagonismo do aluno.
Uma metodologia ativa é baseada em alguns princípios, como a personalização da aprendizagem, apresentando desafios com problemas reais, podendo ser em pares ou em grupos, desde que a cada atividade, a proposta faça sentido para aqueles que participam.