notícias colégio
Notícias
18 de outubro de 2010

Professores municipais recebem treinamento do ProUca na Unifebe

 

Na manhã desta segunda-feira, 18, cerca de 40 professores, diretores e secretários de escolas municipais receberam treinamento para utilizar os mais de 400 laptops, recebidos do Governo Federal, pela Secretaria de Educação de Brusque. A capacitação ocorreu no auditório e salas 24 e 25, do Bloco C da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, campus Santa Terezinha.
De acordo com a coordenadora estadual da Equipe de Formação e Pesquisa do Programa Um Computador por Aluno (ProUCA), Edla Maria Faust, 150 mil laptops são distribuídos em todo Brasil. "Trata-se de um mega programa. Atualmente estamos na fase piloto e somamos 300 escolas beneficiadas", destaca. "O objetivo é a inclusão digital e a promoção do nível socioeconômico das comunidades no entorno das escolas onde o projeto atuar", acrescenta.
Edla ressalta que a ideia do programa é de "pertencimento", ou seja, o computador é do aluno enquanto ele estiver na escola. "É meta do projeto que o estudante possa levar o equipamento para casa", enfatiza.

Internet
A coordenadora frisa que o ProUCA envolve pesquisa em tecnologia, no sentido de desenvolver um laptop barato, porém resistente. "É necessário também um bom desempenho para o uso educacional e comunitário", avalia.
Edla lembra que a instalação de internet banda larga nas escolas também faz parte da implantação do projeto. "Em 2012 o programa Banda Larga nas Escolas diz que todas as unidades escolares devem receber, gratuitamente das empresas de telecomunicação, a maior banda comercializável em sua região", comenta.

Mais laptops
Segundo a coordenadora o Governo Federal facilitará a compra de novos laptops pelas prefeituras que desejarem expandir o ProUCA em sua cidade.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Thayse Helena Machado

Postagens relacionadas

Amamentação coletiva no Dia Nacional de Doação de Leite

Amamentação coletiva no Dia Nacional de Doação de Leite


21 de maio de 2012
UNIFEBE promove 1º Campeonato de Jogos Digitais
Cultura

UNIFEBE promove 1º Campeonato de Jogos Digitais


24 de novembro de 2017
Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 171

Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 171


24 de novembro de 2009
Skip to content